segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A Revolução da Internet !!!

‘A internet é a mesma revolução da prensa de Gutenberg’
ESCRITO POR GABRIEL BRITO, DA REDAÇÃO

Enquanto o país vive grande efervescência política, é do conhecimento geral a batalha ideológica em torno da informação. Ao mesmo tempo, temos uma crise que já se arrasta há anos no jornalismo, desde suas narrativas até a viciada roteirização dos temas, chegando à própria questão de sua viabilidade econômica.

“Nós vivemos hoje sob o impacto da internet na mídia tradicional. Esse impacto é grande sobre todos os meios, mas principalmente os escritos e impressos”, disse o jornalista Ignacio Ramonet, editor do Le Monde Diplomatique (na França e Espanha) desde 1990, que esteve no Brasil recentemente para lançar seu livro “A explosão do jornalismo”.

A obra, mais uma entre tantas que Ramonet já escreveu para analisar a comunicação e suas transformações, visa exatamente interpretar esse novo fenômeno. O ofício, conclui, continuará em pé, e o livro parte da tese de que a internet e suas redes sociais serão os novos protagonistas, com uma miríade de produtores e apuradores de informações espalhados, estabelecendo um novo tipo de concorrência com os atuais monopólios.

“Estamos num processo de extinção massiva do papel. O número de grandes jornais impressos vai cair muito rapidamente nos próximos poucos anos. Só nos últimos cinco anos, são 120 títulos a menos nos EUA. As tiragens dos que restam são cada vez menores. Em Paris, as vendas dos últimos dez anos caíram 25%”, ilustra.

O evento, realizado no Centro de Estudos Barão de Itararé, no último dia 10, contou ainda com a presença de Luis Nassif, um dos primeiros expoentes desse jornalismo transposto do papel para a web, afetando também as audiências televisivas. “Não tinha noção da internet. Mas conforme os leitores foram me ajudando e munindo de informações, para aquele debate, comecei a entender”, afirmou, recordando de sua cruzada contra a revista Veja. Na ocasião, fez uma série de reportagens que colocaram a nu as práticas “jornalísticas” da publicação da Abril, agora mais do que confirmadas após a revelação dos vínculos da publicação com a quadrilha do “empresário de jogos” Carlinhos Cachoeira.



Gabriel Brito é jornalista

Nenhum comentário: