quarta-feira, 29 de abril de 2015

O BRASIL PERDEU O ÚNICO ENTREVISTADOR SÉRIO DA CAÓTICA E DESTRAMBELHADA TV “BURRA” BRASILEIRA ! ! !



Morreu ontem (28), em São Paulo, o ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra, aos 82 anos. Ele apresentava o programa “Provocações” na TV Cultura desde o ano de 2000. Era conhecido pela irreverência de suas encenações e por seu humor crítico em relação a tabus sociais.
Considerado uma figura inovadora no cenário teatral brasileiro nas décadas de 1960 e 1970, Abujamra nasceu em 13 de setembro de 1932, na cidade de Ourinhos, no interior paulista. Formou-se em filosofia e jornalismo pela PUC do Rio Grande do Sul. Ao voltar da Europa, onde passou uma temporada, estreou profissionalmente no ano de 1961 dirigindo a peça teatral “Raízes”, de Arnold Wesker, no Teatro Cacilda Becker, e “José, do Parto à Sepultura”, de Augusto Boal, no Teatro Oficina. Na sequência, dirige uma série de espetáculos para a produtora Ruth Escobar, começando por “Antígone, América”, de Carlos Henrique Escobar no ano de 1962.
Em 1963, fundou o Grupo Decisão juntamente com Antônio Ghigonetto e Emílio Di Biasi, com a intenção de fazer um teatro político, influenciado por Bertold Brecht. Posteriormente, ele trabalhou com Nicette Bruno e Paulo Goulart no Teatro Livre. Em 1975, a censura proíbe a estreia de “Abajur Liás”, de Plínio Marcos. No mesmo ano, ele dirigiu Antônio Fagundes no monólogo “Muro de Arrimo”, de autoria de Carlos Queiroz Telles.
No início dos anos 1980, dedica-se a recuperar o Teatro Brasileiro de Comédia, em um movimento que acaba lançando grandes nomes, como Millôr Fernandes. Em 1991, funda a companhia “Os Fodidos Privilegiados” e recebe um Prêmio Molière pela direção do espetáculo “Um Certo Hamlet”.

Jair Magri é fotógrafo do Provocações há cinco anos e participou do velório do corpo do apresentador na manhã desta quarta-feira, no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulistana. Ele falou sobre a perda.
- Acho difícil o "Provocações” continuar, porque o programa era ele. Sem ele vai ficar muito difícil. Com aquele jeito ácido, nunca vi um convidado que não tremesse na hora da entrevista.


Frases incríveis ditas pelo provocador Abujamra


“Esteticamente, o fracasso é mais interessante que o sucesso. Sou um homem de fracassos”. Em 1982
“Quem não pensa que é sério quando jovem? Quando jovem eu pensava dirigir uma peça para mudar o mundo. Tinha uma fúria dedicada. A maioria que quis continuar sério: provocou o que está acontecendo no País”. Em 1988
“E para que serve a utopia? Eu dou um passo, o teatro dá dois passos. Eu dou dois passos, o teatro dá quatro passos. A utopia serve para isso: continuar caminhando”.  Em discurso de agradecimento em 1996 no Festival Hispânico de Miami, nos EUA

Eu perco tudo para não perder uma frase”. 1991

“Pergunte-me: o que você fez de bom nestes mais de 30 anos de televisão? Eu posso dizer: alguns segundos”. Ano 2000
"Não tenho esperança em nada. Odeia a esperança. A esperança é f... a América Latina e você vem me perguntar, aos 79 anos, se tenho esperança? Minha esperança é que você não viesse aqui hoje. Era a única". 2012
“Dirigi trabalhos durante 43 anos, fui um imbecil. O negócio é ser ator. Diretor tem regras, é chato. O palco é do ator". 2012.

O BRASIL PERDEU O ÚNICO ENTREVISTADOR SÉRIO DA CAÓTICA E DESTRAMBELHADA TV “BURRA” BRASILEIRA !

Nenhum comentário: