quinta-feira, 30 de abril de 2015

Excepcional GAIARSA - Parte UM ! ! !


Citações, frases, ideias e pensamentos de GAIARSA


“Muito do descontentamento das mães é porque elas não preparam homens para uma mulher; elas preparam filhos e pais, como elas são mães e filhas, e não saímos disso.”

“Criança desenvolve, adolescente desenvolve, e depois você fica maduro e aí não muda mais.”

“A mulher nos dias atuais tem uma missão impossível - ser uma profissional competente e independente financeiramente, dona de casa, mãe, amante e magra.”

“Tudo que eu acredito estar escondendo aparece em meus gestos, caras e tons de voz.”

“Família só é boa no retrato!!”

“O amor é um só. Dividir e classificar os “tipos” de amor condiciona os relacionamentos e seria consequência direta da intromissão da família nos envolvimentos afetivos: só o amor pode nos humanizar, e a família é o principal obstáculo à expansão do amor entre as pessoas.”

José Ângelo GAIARSA. Nasceu em Santo André, interior paulista, no dia 19 de agosto de 1920 e faleceu num sábado de outubro de 2010, dia 16, na capital paulista, dormindo aos noventa anos. Psiquiatra corajoso e polêmico, iconoclasta, irreverente, psicoterapeuta durante meio século, como orientador e pesquisador das variabilidades psíquicas humanas. Foi autor de mais de 35 livros.  Entrou na Faculdade de Medicina da USP em primeiro lugar, em 1946 e foi especializado em Psiquiatria pela Associação Paulista de Medicina. Foi o introdutor das técnicas corporais em psicoterapia no Brasil. O médico ainda era especialista em comunicação não verbal. Suas produções na área da psicoterapia contribuíram decisivamente para a produção científica e para a socialização dos conhecimentos científicos sobre temas como família, sexualidade e relacionamentos amorosos. Ele foi um dos maiores críticos da família e da hipocrisia social que a cerca. Para ele, o conjunto de regras que obedecemos desde que nascemos – regras essas que transmitimos a nossos filhos mesmo tendo sofrido com elas – só serve a um propósito: o da opressão. Sempre polêmico, Zeca, como era conhecido pelos amigos, condenou veementemente a estrutura familiar clássica e apoiou abertamente, em redes de rádio e TV, a liberdade feminina já na década de 1960. Ele também defendia o relacionamento aberto e questionava a ideia de a maternidade ser uma maravilha absoluta. GAIARSA não negava que fosse “inimigo” da família e do casamento — pelo menos da forma como são interpretados pela sociedade atual.

Nenhum comentário: