segunda-feira, 11 de março de 2013

'The New York Times' publica artigo de Lula !!!

'The New York Times' publica artigo de Lula sobre morte de Chávez

 
Escrito por Daniel Pearl
Acesse e divulgue o BLOG DA DILMA
O jornal norte-americano "The New York Times" publicou nesta quinta-feira (7) um artigo escrito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a morte de Hugo Chávez. No texto, em inglês, Lula diz que Chávez era "polêmico"  e admite que, muitas vezes, achava que era mais prudente que o venezuelano "não tentasse falar sobre tudo". O Instituto Lula publicou em seu site a versão traduzida do artigo.

"As pessoas não precisam concordar com tudo que Chávez falava. Tenho que admitir que o presidente venezuelano era uma figura polêmica, que não fugia ao debate e para o qual não existiam temas tabus. E preciso admitir que, muitas vezes, eu achava que seria mais prudente que ele não tentasse falar sobre tudo. Mas essa era uma característica pessoal de Chávez que não deve, nem de longe, ofuscar as suas qualidades", diz um trecho do texto.
De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Lula, o "The New York Times" negocia com o ex-presidente para que ele se torne colunista mensal da agência de artigos do jornal. No entanto, ainda segundo o Instituto Lula, o artigo publicado nesta quinta não tem relação com essas negociações e foi um convite especial motivado pela morte de Chávez.
Lula também disse no texto que Chávez foi um dos líderes que ele conheceu que mais acreditaram na "construção da unidade sul-americana e latino-americana". "Pode-se também discordar ideologicamente de Chávez: ele não fez opções políticas fáceis e tinha enorme convicção de suas decisões.Mas ninguém minimamente honesto pode desconhecer o grau de companheirismo, de confiança e mesmo de amor que ele sentia pela causa da integração da América Latina, pela integração da América do Sul e pelos pobres da Venezuela. Poucos dirigentes e líderes políticos, dos muitos que conheci em minha vida, acreditavam tanto na construção da unidade sul-americana e latino-americana como ele", afirmou Lula.
Para Lula, a História vai registrar o papel que Chávez desempenhou na integração do continente e a importância dele para a população pobre da Venezuela. "A História registrará, com justiça, o papel que ele [Chávez] desempenhou na integração latino-americana e sul-americana, e a importância de seu governo  para o povo pobre de seu país. Mas, antes que a História se encarregue disso, é importante que tenhamos clareza da importância de Chávez no cenário político nacional e internacional", escreveu o ex-presidente.

Nenhum comentário: