sábado, 16 de março de 2013

Fórmula UM !!!

Em decisão conjunta tomada pelos comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o delegado Charlie Whiting, a direção de prova do GP da Austrália adiou para domingo (17), às 11h locais (21h de sábado, em Brasília) a sequência do treino classificatório da primeira etapa do Mundial de F1. A tempestade que despencou no circuito de Albert Park antes do início do Q2, além da falta de luz natural, obrigou a FIA a transferir, para a manhã de domingo, a definição do grid de largada em Melbourne.
O caos se instalou neste sábado e fez de refém pilotos, equipes, fãs, jornalistas, enfim, todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com o GP da Austrália, primeira etapa da temporada 2013. Um verdadeiro temporal desabou em Melbourne logo no início do terceiro treino livre e permaneceu ao longo da tarde, quando estava prevista a realização do treino classificatório às 17h locais (3h de Brasília).
A definição do grid de largada foi adiada em 30 minutos, mas foi realizada nos seus 20 minutos programados. Entretanto, a chuva apertou ainda mais e colocou em xeque a segurança dos pilotos. Assim, a FIA não teve outra alternativa a não ser transferir, para domingo pela manhã, a sequência da classificação no circuito de Albert Park.



A tempestade em Albert Park obrigou a direção de prova a adiar classificação para domingo pela mnhã (Foto: Getty Images)

Primeiro Q1 do ano caótico no asfalto molhado de Melbourne
Desta vez, a meteorologia acertou em cheio. Confirmando as previsões para a tarde deste sábado (16), em Melbourne, o ‘mundo simplesmente desabou’ na região do circuito de Albert Park. Para se ter uma ideia da força do temporal, a energia da sala de imprensa caiu cerca de uma hora antes do início da classificação, assim como o sinal ao vivo da emissora britânica Sky Sports.
Por conta da chuva torrencial, a direção de prova optou por adiar o início do primeiro Q1 da temporada 2013 por dez minutos. Neste intervalo, funcionários do circuito tentaram remover o excesso de água para fora da pista. Enquanto isso, o safety-car deixava os boxes para avaliar as condições do asfalto para autorizar ou não o treino. Por fim, a FIA comunicou que o início do Q1 fora novamente adiado em mais dez minutos, e, depois, outros dez minutos.
Depois de meia hora de adiamentos e avaliações da pista de Albert Park, finalmente o Q1 foi autorizado, com vários pilotos fazendo uma fila, puxada por Lewis Hamilton, no pit-lane, esperando o sinal verde para liberar a saída para a pista para os primeiros 20 minutos de treino no circuito australiano.
A pista estava encharcada e bastante traiçoeira. Logo, alguns pilotos, sobretudo os mais novatos, enfrentavam muitas dificuldades, como Giedo van der Garde, que bateu a frente do seu Caterham CT03. Mas os mais veteranos também sofreram com o asfalto molhado no início do Q1. Hamilton, que havia acabado de completar sua primeira volta rápida, rodou na saída da curva 2 e ficou parado alguns segundos, mas conseguiu retornar à caótica sessão classificatória.

Nenhum comentário: