domingo, 31 de março de 2013

Milton: cinquenta anos de MPB !!!

Foto: REPRODUÇÃO/ARTE: SANDRO OLIVEIRA
Os jovens Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes na época do Clube
Foto: REPRODUÇÃO/ARTE: SANDRO OLIVEIRA
 
Por: RAFHAEL BARBOSA
“Você/ pega o trem azul/ O sol/ Na cabeça/O sol/ Pega o trem azul/ Você/ Na cabeça/ Um sol/ Na cabeça”. O refrão, ouvido à exaustão na trilha sonora do comercial de uma operadora de celular recentemente, é de O Trem Azul, composição de Lô Borges e Ronaldo Bastos para o clássico disco Clube da Esquina. Quem por acaso veio a descobrir a música graças à campanha publicitária desconhecia não apenas uma bela canção, mas um dos mais relevantes capítulos da história da MPB.


Grupo de artistas cuja contribuição à nossa música é considerada tão expressiva quanto foi a do Tropicalismo, os nomes por trás da feitura do álbum duplo lançado em 1972 fizeram uma revolução ‘à mineira’. Sem o mesmo estardalhaço midiático dos baianos, Lô Borges, Wagner Tiso, Beto Guedes e Milton Nascimento produziram um trabalho que, passadas quatro décadas de seu lançamento, ainda soa arrojado aos ouvidos contemporâneos.

Com uma soma de influências que passam pelo jazz, Beatles, bossa nova e sons africanos, Clube da Esquina foi o começo de uma história que continua sendo escrita, ou, por que não dizer, composta pelos autores de canções inesquecíveis como Um Girassol da Cor de seu Cabelo, Paisagem da Janela, Nada Será como Antes e Tudo que Você Podia Ser. Na estrada com a turnê que comemora os 50 anos de carreira de Milton Nascimento, músico que se tornou a voz do movimento, o grupo se apresentará em Maceió no próximo dia 06, no Centro Cultural e de Exposições, com o show Milton Nascimento – Uma Travessia, espetáculo que resgata os principais sucessos dessa lon-ga jornada.

LONGA AMIZADE

No palco, além de Milton estarão Lô Borges e Wagner Tiso, dois parceiros que acompanharam Bituca em toda a sua trajetória musical, inclusive nos encontros juvenis que levaram à criação de Clube da Esquina, disco mais icônico do grupo. Nascido em Três Pontas, no sul de Minas, Tiso preserva com Milton uma amizade ainda mais antiga que todos esses anos dedicados a música. Os dois se conheceram na infância, por volta dos 11 anos de idade, e desde então compartilham o palco e incontáveis horas de estúdio.

SERVIÇO

O quê: show Milton Nascimento – Uma Travessia

Onde e quando: no Teatro Gustavo Leite (Centro Cultural e de Exposições), no dia 06 de abril, às 21h

Ingressos: de R$ 60 a R$ 250

Informações: 3235-5301
 
Fonte: Jornal "Gazeta de Alagoas" deste domingo

Nenhum comentário: