sexta-feira, 29 de março de 2013

Henfil escreveu ....

São Paulo, 30 de agosto de 1978

Mãe,

                A senhora viu? O Figueiredo dizer que cheiro de cavalo é melhor que do povo?
                Quê que eu, varão da família, poderia fazer? Partir pra cima, dar umas trinta cabeçadas no pé do ouvido dele. Depois? Um chambão no meio do fígado, rolar pela calçada esganando o pescocim dele até a língua ficar azul, os olhos saltando e, por fim, depenar as sobrancelhas dele a dentadas!
                O diabo é que o Figueiredo é muito mais forte que eu, e aí, além de levar desaforo, eu ainda ia voltar pra casa apanhado da rua.
                Faz tempo ó, um tempão que ele vem só provocando o povo, mãe. Tá cada dia mais atrevido. Agora então que arrumou uma equipe de publicidade pra bolar chistes com nós...
                Mal consigo trabalhar, fixar atenção nas coisas, sabe como? Sempre aquela sensação de que faltou fazer alguma coisa, a raiva atrasada de não ter reagido, a zueira da provocação rindo de mim.
                Mas segunda-feira, sem falta, eu vou começar minhas aulas de capoeira e kung-fu. Tô tomando toddy com seis ovos crus misturados na coalhada. Aí eu não quero nem ver. Vou pegar o Figueiredo e mostrar o cheiro que o povo tem ...
                Bom, mas se não der pra enfrentar ele agora, eu espero ele ficar velhinho e . . . e . . . sei lá, dou uma rasteira nele na rua. Ele pode nem lembrar por que tá levando, mas eu saberei por que tô passando. Toma esta do povo, toma esta pelo povo e mais esta para o povo!
                A bênção do seu filho,
                                                                              Henfil

P.S. Quem foi que fez nossa dívida externa de 40 bilhões de dólares? Não sei, mãe. A dívida também é indireta.


Nenhum comentário: