quinta-feira, 7 de março de 2013

Lula discursa em 1989 no “Comício da Freguesia do Ó” – documento histórico !!




Um emocionante documento histórico !!!
Este vídeo originalmente gravado em VHS foi produzido pela companheira Elaine Rodrigues que juntamente com o meu querido amigo Marcos Maldonado e demais integrantes do Diretório Zonal do PT da Freguesia do Ò ( Zona Norte de São Paulo ) organizaram o “Comício da Frente Brasil Popular na Freguesia” com Lula e Bisol no Largo da Matriz precisamente no domingo 29 de outubro de 1989 já na fase final da campanha do 1º turno para as eleições presidenciais daquela ano.
Poucos acreditavam naquele instante que Lula iria ao 2º turno a não ser o próprio e mais uma massa de militantes entusiasmados e guerreiros dentre os quais eu orgulhosamente me incluía.
Estive lá naquele dia memorável e posso precisar com certeza a data porque me lembro bem que era o dia do aniversário do companheiro Lula. É um vídeo histórico porque jamais vi na internet ou ouvi falar de um documento tão (quase) completo que retratasse aqueles momentos da campanha mais inesquecível e emocionante da história do Brasil. A primeira eleição para Presidente após a ditadura militar e assassina.
Este blog tem a honra de ser o primeiro autorizado a exibi-lo.
O comício aqui documentado ocorreu logo em seguida ao célebre debate na TV em que o candidato da ultra-direita Ronaldo Caiado ( do “cavalo branco” ) acusava sem provas o então vice- prefeito de São Paulo Luis Eduardo Greenhalgh de ilícitos no “caso Lubeca”. O “modus operandi” da direita nunca mudou !!!.
Ali na multidão eu e o companheiro Chicão ( Francisco Barciela) criamos e puxamos pela primeira vez o mote “Arame farpado…na bunda do Caiado” que seria “celebrizado” na semana seguinte no comício do dia 12 de novembro na Praça da Sé. Aquele em que depois de encerrado saímos em passeata na contramão da Brigadeiro Luiz Antonio em direção à Av. Paulista onde improvisamos um outro comício !!!
O vídeo com pequenos cortes por defeitos na fita tem 42 minutos de profunda emoção.É o único com o discurso completo do companheiro Lula e mostra claramente que o PT pode ter mudado daquele tempo para cá mas o Lula é sempre o mesmo !!! Já ali ele utilizava a expressão “Nunca antes na história deste país” o que prova que a mídia golpista, “cachoeira” e subordinada ao atraso não tem razão quando prega que Lula inventou isso apenas para atacar o governo de FHC.
Aquela foi uma campanha de militantes. Ninguém ganhava nada para trabalhar na eleição, pelo contrário, nós,vendíamos “estrelinhas”, as camisetas e as bandeiras para ajudar a eleger o primeiro operário do povo à Presidência da República. Nas imagens do vídeo podemos ver a “segurança” composta por companheiros militantes, os “locutores” que são o Elias Victório e o Marcos Maldonado, amigos tão caros assim como são também os meus queridos amigos músicos Zé Geraldo e Chico Esperança que aparecem nas imagens gravadas durante a tarde. Também estavam lá o saudoso João Amazonas (presidente nacional do PC do B), a secretária do Governo Erundina Aldaíza Sposati, a então vereadora Tereza Lajolo, o então administrador regional da AR-FO Roberto Lajolo ( dando uma de fotógrafo ) os “jovens” deputados federal e estadual José Genoíno Ivan Valente e o então vereador e Presidente da Câmara Municipal – SP Eduardo Suplicy que ainda não houvera sido eleito senador E muito mais companheiros queridos que já não posso mais lembrar os nomes. Peço o perdão..
Agora vejam o vídeo !!!
Estamos todos nele !!!
Estamos todos lá !!! Nós e Lula lá !!!
É UM VÍDEO EM HOMENAGEM A MILITÂNCIA do Partido dos Trabalhadores !!!
A mais corajosa, invejada e guerreira militância política “nunca antes IGUALADA na história deste país” !!!
A mais corajosa, invejada e guerreira militância política “nunca antes IGUALADA na história deste país” !!!




Nenhum comentário: