terça-feira, 12 de março de 2013

Otto Resende !!!

"Uma criança vê o que um adulto não vê. Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que de tão visto ninguém vê. Há pai que nunca viu o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher. Isso exige às pampas. Nossos olhos se gastam no dia-a-dia, opacos.

É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença"
.
(Vista cansada).


Lá está ele, parado na esquina, no tempo e no espaço. Os pedestres passam por ele, quase pouquíssimos o conhecem.
- Você conhece Otto ? O transeunte responde: “Otto?”. Isso mesmo, Otto Lara Resende. “Não”. E o Otto lá, parado, olhando as costas do entrevistado.
No bar que fica na Praça Otto Lara Resende, em frente à estátua de bronze com que a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro o homenageou, em dezembro de 2002, as pessoas almoçam, absorvidas no cotidiano da cidade maravilhosa.
Otto era um habitante de dois mundos. Nasceu em Minas Gerais, mas veio muito cedo trabalhar em jornais cariocas, tornando-se um mineiro/carioca. Sua vida foi pautada pelo incômodo conflito entre o Otto-jornalista e o Otto-escritor.
Otto de Oliveira Lara Resende nasceu no dia 1°. de maio de 1922, numa casa na Rua da Matola, 9, em São João del Rei, Minas Gerais. Seu pai, Antônio de Lara Resende, era professor, gramático e memorialista, além de legítimo representante da Tradicional Família Mineira (TFM). Casado com D. Maria Julieta de Oliveira teve 20 filhos, dos quais Otto era o quarto.

O longevo professor — morreu em 1988, com 94 anos de idade — fundou seu próprio colégio em São João del Rei, o Instituto Padre Machado, que teve como aluno, entre outros, o futuro escritor João Guimarães Rosa. O Instituto foi transferido para Belo Horizonte quando a família para lá se mudou, em 1938. Tempos depois, foi entregue ao controle dos padres barnabitas.
Otto tinha o talento de colecionar e cultivar amizades. Além dos velhos amigos mineiros de infância, logo conquistou Augusto Frederico Schmidt, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Rubem Braga, João Cabral de Melo Neto, Carlos Lacerda, Samuel Wainer e muitos outros mais.
Em 1946, começa a namorar Helena, filha de Israel e neta do ex-governador de Minas, João Pinheiro. Casa-se em 1948, na Igreja do Mosteiro de São Bento, no Rio. Ficaram casados por 44 anos e tiveram quatro filhos: André, Bruno, Cristiana e Heleninha.

Considerava-se "casadíssimo" e não se cansava nem se envergonhava de alardear seu amor pela família. "Como pai, me considero, modéstia à parte, uma mãe exemplar", dizia ele. Levava os filhos à missa dominical, cortava-lhes as unhas, acompanhava o andamento de seus estudos na escola.








Nenhum comentário: