sábado, 16 de março de 2013

Corpo de Chávez chega a quartel !!!

TRASLADO. Multidão acompanhou o cortejo desde a Academia Militar de Caracas, num percurso de 20km
Um ato religioso com uma homilia na Academia Militar de Caracas abriu a cerimônia de transferência do corpo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morto no último dia 5 por complicações causadas por um câncer na região pélvica.
Os restos mortais do presidente saíram do local, onde ele foi velado por dez dias, para o chamado Quartel da Montanha, no bairro 23 de Enero, que também é conhecido como Museu da Revolução.

A instalação é o mesmo local onde se reuniu Chávez e um grupo de insurgentes que tentou um golpe militar em 1992.
O caminho percorrido tem 20 km, onde se reuniram militantes de movimentos sociais e cidadãos que apoiam o mandatário. Alguns dos aliados carregavam faixas em referência ao presidente interino, Nicolás Maduro, que concorre ao comando do país.
Durante o percurso, a multidão gritava “Chávez vive. A luta segue”. Quando chegou ao quartel, em um cortejo que incluía veículos militares, o representante da Guarda do Povo fez uma homenagem ao mandatário.
Em um discurso cheio de referências a líderes latinos com Che Guevara e Simón Bolivar, o representante disse que uma salva de tiros seria disparada às 16h25 (17h55 de Brasília), hora da morte de Chávez, como forma de homenagear e manter viva a sua lembrança. “Independência ou revolução. Independência ou pátria socialista. Independência ou nada. Até a vitória sempre comandante socialista”, disse.
Telões foram instalados nas praças que rodeiam o quartel, para que a população pudesse acompanhar a cerimônia que ocorreu do lado de dentro.
“CRISTO DOS POBRES”
Já no quartel, o corpo de Chávez recebeu mais uma bênção de um padre, que agradeceu a Deus pela oportunidade de o povo ter conhecido o presidente.
Depois, discursaram pessoas como o presidente da Bolívia, Evo Morales, e o presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro.
O primeiro, emocionado, falou da perda do “comandante”, a quem se referiu como irmão.
Maduro, falou da história de Chávez, desde sua infância até chegar à presidência. Falou de seus valores, disse que conhecia a pobreza porque a viveu e o chamou de “Jesus Cristo dos Pobres”.
“Esse quartel passa a ser um santuário dos ideais e dos valores do comandante Hugo Chávez”.
“Missão cumprida, comandante. Nada o deteve. Nem a doença o deteve. E nada deterá o nosso povo. Construamos o socialismo, que é a pátria de Cristo e dos pobres. Pedimos sua luz e pedimos sua companhia”, completou.
O ato, transmitido em cadeia de rádio e televisão começou com o hino nacional e a presença de membros do governo e da cúpula militar, aliados do chavismo e amigos do governante.

Fonte: Jornal “Gazeta de Alagoas” deste sábado, dia dezesseis.

Nenhum comentário: