segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Curso de Medicina em Arapiraca-AL ! ! !


“Choros e lágrimas; coração batendo a mil; decepção a cada resultado do vestibular; noites várias sem dormir estudando; uma década que não foi em vão; um sonho que torna-se realidade.”

Autor(a): aluno(a) com aula inaugural HOJE do Curso de Medicina da UFAL Campus Arapiraca, as 09h no Planetário Municipal no Lago da Perucaba. O professor da Faculdade de Medicina (FAMED), Adriano Pedrosa, ministrará uma palestra com o tema “O Profissional de medicina, perspectivas e desafio.”

Presidente Lula em Arapiraca – 21 fevereiro de 2006


O Presidente Lula lança pedra fundamental do campus da UFAL em Arapiraca

“Arapiraca e a região do agreste vão sofrer um processo de evolução e os nossos jovens terão um meio de preparação para o futuro”, disse o presidente Lula no dia 21 de fevereiro de 2006, no Clube do SESI.

“O Brasil não está apenas nas regiões Sul e Sudeste. O Brasil está em todas as partes da federação. Nós precisamos formar o nosso jovem para o crescimento econômico brasileiro. Sabíamos que o Luciano (prefeito de Arapiraca) foi ministro da Integração do governo Fernando Henrique. Mas eu nunca perguntei de que partido é o governador ou o prefeito do lugar onde vou. Eu me importo é com o povo de cada lugar”, argumentou Lula.
O ministro da Educação, Fernando Haddad (na época), disse que após a conclusão do programa de expansão do governo federal, previsto para 2008, o ministério espera que 125 mil novos alunos tenham ingressado no ensino superior no país. Para isso, o governo federal está investindo R$ 592 milhões em todo o programa de expansão. Promessa e confirmado pela gestão Lula.
UNEAL INICIA SUAS ATIVIDADES NO CAMPUS ARAPIRACA
O Campus de Arapiraca é fruto do processo de Expansão das Universidades Federais Brasileiras desenvolvido pelo Governo Federal durante a gestão do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Teve sua implantação na gestão da profa. Ana Dayse Rezende Dorea em 15 de setembro do ano de 2006, CONFORME PROMESSA DO LULA

Detalhe INTERESSANTE: nesta data este Blogueiro esteve na cidade de Aracaju, capital sergipana, no período noturno, para participar de comício do Presidente Lula, em campanha para a sua reeleição.
É composto pela sede do Campus Arapiraca e mais três Unidades Educacionais de Ensino, Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa. Possui 19 cursos distribuídos na Sede e nas suas Unidades, entre cursos de bacharelado e licenciatura. 

UFAL INAUGURA CURSO DE MEDICINA EM ARAPIRACA
Na última quinta-feira (14), o reitor Eurico Lôbo se reuniu com representantes dos segmentos técnico e docente do curso e confirmou, para a próxima segunda-feira, 18, o início das aulas e a recepção dos 30 primeiros alunos do novo curso daquela unidade de ensino. Na oportunidade, ele enfatizou que as atividades terão início porque houve a aprovação de uma comissão do Ministério da Educação (MEC), responsável pela avaliação da criação de cursos.
Os 30 novos alunos do curso de Medicina serão instruídos, nas duas primeiras semanas de aula, sobre a metodologia utilizada em sua formação: a Aprendizagem Baseada em Problemas, que, em vez de ser realizada a partir de disciplinas tradicionais, reúne os professores para atuarem em conjunto, por meio de módulos. A nova graduação já possui 13 docentes e 25 técnicos, sendo que contará com 60 docentes e 30 técnicos ao decorrer da formação das turmas.
O reitor disse ainda que, em maio do ano passado, o presidente da Comissão, professor Henry Campos, visitou o Campus Arapiraca e produziu um relatório elogiando o quadro de professores e técnicos do curso de Medicina, em grande parte formado por doutores e pós-doutores. “Ele elogiou também a metodologia diferenciada, baseada na resolução de problemas médicos e apontou a necessidade de conclusão do Laboratório de Anatomia, o que já está em processo de finalização e deve começar a funcionar no fim de fevereiro, quando começarem as aulas no local”, pontuou.
Ao lado de sua equipe de pró-reitores, Amauri Barros, de Graduação (PROGRAD), Silvia Cardeal, de Gestão de Pessoas e do Trabalho (PROGEP), e Pedro Valentim, de Gestão Institucional (PROGINST), Eurico Lôbo acrescentou que parte dos docentes já está contratada há cerca de um ano e as outras contratações deverão ser feitas conforme o desenvolvimento do curso. Atualmente, a nova graduação já possui 13 docentes e 25 técnicos, mas o projeto estabelece que quando estiver funcionando com todas as turmas, a graduação conte com 60 docentes e 30 técnicos.
O Campus Arapiraca localiza-se na Av. Manoel Severino Barbosa, Bairro Bom Sucesso – CEP 57309-005.  
Amanda Aparecida da Silva Santos 
filha deste Blogueiro,
faz parte deste momento histórico
como aluna do primeiro curso de 
Medicina no interior alagoano.

Nenhum comentário: