domingo, 17 de janeiro de 2016

Grandioso Paulo Freire ESCREVEU em um determinado momento . . .


“É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que num dado momento, a tua fala seja a tua prática.”
                                                                       
                                                                            Crédito da foto para Maurício Nahas


Paulo Reglus Neves Freire foi um educador, pedagogista e filósofo nascido na cidade do Recife, capital pernambucana. Filho de Joaquim Temístocles Freire e Edeltrudes Neves Freire. Começou sua leitura da palavra iniciado por sua mãe escrevendo palavras com gravetos das mangueiras, à sombra delas, no chão do quintal da casa onde nasceu, na Estrada do Encanamento, 724, no bairro da Casa Amarela, como tanto gostava de lembrar e de dizer. Foi casado com Ana Maria Araújo Freire, filha do proprietário da primeira escola que frequentou.     
Um ícone da educação mundial, Paulo Freire é o Patrono da Educação Brasileira.
Para a consciência e o mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo, com atuação e reconhecimento internacionais.
A coragem de colocar em prática um autêntico trabalho de educação que identificasse a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação, foi perseguido pela ditadura do regime militar brasileiro e um dos primeiros brasileiros a serem exilados nos anos 1964.
É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
Durante a gestão da prefeita Luiza Erundina do PT, em São Paulo (janeiro de 1989 à janeiro de 1993), exerceu o cargo de secretário municipal da Educação.

Paulo Freire é declarado o patrono da educação brasileira durante o primeiro mandato da Presidenta Dilma Rousseff, através da Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012 publicada no Diário Oficial da União em 16 do mesmo mês, Seção 1 página 1.  O educador e filósofo pernambucano Paulo Freire (1921-1997) passa a ser reconhecido como PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

Quer saber mais sobre essa ilustre e fabulosa figura humana, acesse A Voz da Esposa - A Trajetória de Paulo Freire, relatado por sua esposa:

Nenhum comentário: