terça-feira, 21 de agosto de 2012

Seminário Internacional da Fundação Palmares

Ministra Ana de Hollanda participa da abertura do seminário promovido juntamente com a Unesco

Ministra da Cultura e presidente da FCP com demais autoridades na abertura do evento

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo, abriram oficialmente o Seminário Internacional Herança, Identidade, Educação e Cultura: gestão de sítios históricos ligados ao tráfico negreiro e à escravidão nesta segunda-feira (20), no Museu Nacional da República, em Brasília.

O evento é realizado pela Fundação Cultural Palmares – instituição vinculada ao Ministério da Cultura (FCP/MinC) –  em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e conta com o apoio do MinC,  juntamente com os ministérios da Educação (MEC),Turismo (MTur) e Relações Exteriores (MRE).

“O seminário representa bem a posição do governo brasileiro em relação ao povo de ancestralidade africana, ao nosso povo brasileiro, que em quase toda sua totalidade tem ancestralidade africana. Nós vemos junto aos outros ministérios o empenho nessa política, o empenho do governo, e também a busca pela parceria com a sociedade civil.”, declarou a ministra Ana de Hollanda, lembrando a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e da FCP, que no próximo dia 22 completa 24 anos.
O evento é baseado no projeto da Unesco ‘A Rota do Escravo’ e tem como um dos principais objetivos a elaboração de um guia conceitual e metodológico dirigido aos gestores culturais, que deve facilitar a instalação de turismo de memória em torno dos sítios, lugares, monumentos e museus ligados ao tráfico negreiro e à escravidão.

Para isso, até o dia 23 serão realizadas reuniões técnicas com a participação de autoridades comprometidas com o desenvolvimento de políticas públicas sobre essa questão, além de profissionais atuantes na preservação, na promoção e na produção de conteúdos pedagógicos sobre os sítios de memória ligados à escravidão e pesquisadores que estudam o tema. Os encontros acontecem no Hotel St. Peter.

Mesa do seminário da FCP/MinC, realizado em conjunto com a Unesco

Além da ministra da Cultura, compuseram a mesa de abertura a deputada federal Érika Kokay (PT-DF); o representante da Unesno no Brasil, Lucien Muñoz; a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros; a militante do movimento negro e ex-ministra da Seppir Matilde Ribeiro; o subsecretário-Geral para África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Cordeiro; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Carlos Alberto Reis de Paula; a secretária Especial da Promoção e Igualdade Racial do Distrito Federal, Josefina Serra dos Santos; e o embaixador da República do Benin, Isidore Banjamin Monsi.

Informação do Ministério da Cultura - MinC

Nenhum comentário: