quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Misturando fatos reais com a ficção ...

... peça Elizabeth Tudo Pode estreia em nova temporada !!! 



Abibliotecária Alexandria vive dentro de sua casa de livros. Certo dia, ela recebe um tesouro: o diário escrito à mão da rainha Elizabeth I. Nesta biblioteca, vive também uma traça gourmet de mil anos, de paladar apurado, que adora comer bons livros, a perigosa Dona Cesárea. Ao roubar o diário para devorá-lo, a traça começa a contar à Alexandria a história da rainha inglesa. Com um enredo que mistura fatos reais à ficção, Elizabeth Pode Tudo ensina brincando e encanta crianças e adultos em nova temporada na capital, a partir deste sábado até 19 de agosto, no Teatro Goldoni, da Casa d'Itália (208 Sul). Edu Barroso


Desenvolvido por meio de pesquisa teatral e histórica, o espetáculo transforma História em historinha de maneira lúdica. Além da vida e feitos da rainha Elizabeth I, faz-se referência à Biblioteca de Alexandria e seu algoz Júlio César. “O cenário, todo feito de papelão, foi idealizado pelo artesão Virgilio Mota e recria uma biblioteca onde os livros têm vida, conversam com a protagonista e deixam seus personagens escaparem para ajudar a contar a história da monarca”, explica a atriz Juliana Zancanaro que, além de viver Alexandria, também divide a autoria do texto com a diretora do espetáculo Luciana Martuchelli.

Na peça, Juliana atua ao lado do ator Gê Martú, que vive Shakespeare, grande marco da Era Elizabetana –, e de Filipe Lima, que dá voz e movimento a todos os outros personagens, manipulando, falando e cantando por todos. “Os livros e seus personagens ajudam a protagonista nesta aventura, principalmente em momentos difíceis. A rainha fala da morte de sua mãe, Ana Bolena; o Patinho Feio faz companhia à rainha quando ela é presa na torre de Londres; e outras histórias”, explica a atriz, que está no sétimo mês de gestação.

“Por causa da barriga, fizemos pequenas adaptações, tanto no texto quanto no figurino. Como a peça tem algo de fantástico, a explicação seguirá a mesma linha, não será uma gravidez ao pé da letra”, revela Juliana. A intérprete de Alexandria precisou dar mais atenção ao treinamento físico para estar bem disposta durante uma hora e 20 minutos de espetáculo. “Queria fazer mais uma temporada de Elizabeth Tudo Pode antes de o bebê nascer para depois escrever o texto da continuação. A proposta é que a bibliotecária conte outras histórias”, confidencia a atriz.


Andréia Castro
Especial para o Jornal de Brasília



 



Nenhum comentário: