quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Arapiraca será referência !

          Arapiraca será referência no programa Rede Cegonha

Gestores e técnicos de saúde estiveram reunidos, nesta terça-feira (21), no anexo da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, para definir as estratégias de atendimento dos serviços de média complexidade no atendimento a gestantes inscritas no programa Rede Cegonha.
A reunião contou com a presença da secretária de Saúde, Sandra Márcia Lima; a coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Pollyana Patrícia, representante do Ministério da Saúde, apoiadora institucional da Rede Cegonha / MS , Eliane Pedrosa de Morais, entre outros profissionais e servidores da área.
Inicialmente, o grupo condutor de Rede Cegonha Estadual realizou uma previa discussão com a gestão municipal de saúde para avaliar e acompanhar a execução do plano e quais as estratégias propostas.
No turno da tarde, o grupo realizou visita às instalações das maternidades, e conheceu o Grupo Condutor de Rede Cegonha municipal.
Segundo Pollyana Patricia, a equipe irá auxiliar no monitoramento das ações a serem desenvolvidas por toda a rede de atenção à saúde.

A Rede Cegonha tem como objetivo fomentar a implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher e saúde da criança com foco na atenção ao parto e ao nascimento e no desenvolvimento infantil de zero aos 24 meses; organizar uma Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil que garanta acesso, acolhimento e resolutividade e reduzir a mortalidade materna e infantil, com ênfase no componente neonatal.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças tem direito a acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal, vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto, atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade, entre outros benefícios.

Fonte: http://www.arapiraca.al.gov.br/


Nenhum comentário: