quarta-feira, 22 de agosto de 2012

HOJE é dia do Folclore !!

Como surgiu o termo FOLCLORE ! 

O termo folclore (folklore) apareceu pela primeira vez escrito por Ambrose Merton – pseudônimo de William John Thoms – numa carta endereçada à revista “The Athenaeum“, de Londres, a 22 de Agosto de 1846, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber), FOLKLORE passaram a ter o significado de saber tradicional de um povo. Esse termo passou a ser utilizado então para se referir às tradições, costumes e superstições de um povo.
Folclore é cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração. Todos os povos possuem as suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através de lendas, contos e canções regionais.
Para se determinar se um acontecimento é folclórico, este deve apresentar as seguintes características:


  • Aceitação coletiva, onda haja uma identificação do povo com o fato e que o toma para si, considerando-o como seu, modificando-o e/ou criando variantes.
  • Anonimato ao não ter autoria determinada, ficando perdida no tempo.
  • Funcionalidade, onde existe uma razão, um motivo para o fato acontecer.
  • Oralidade, onde a transmissão é de boca em boca, ou seja, através do uso da palavra.
  • Tradição em que é transmitido de geração em geração, de pai para filho, etc.
  • Espontaneidade, onde o fato não seja oficial nem institucionalizado.


O folclore é a tradição e usos populares constituído pelos costumes e tradições transmitidos pelos povos de geração em geração. Todo e qualquer povo possue sua tradição, crença e superstição, e transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidades, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram no meio do povo
O Guerreiro é um auto natalino genuinamente alagoano, de caráter dramático, profano e religioso. É uma junção de elementos dos pastoris, cheganças, quilombos, caboclinhos, e na opinião dos estudiosos do folclore se trata de um reisado moderno.Surgiu em Alagoas na década de 1920, século XX, o folguedo apresenta um grupo de cantores e dançadores acompanhados de uma sanfona, tambor e pandeiros, que conta e canta através do sincretismo religioso a chegada do messias e a homenagem dos três reis magos, entre os dias 24 de dezembro até o Dia de Reis, em 6 de janeiro.

A indumentária é carregada de espelhos, miçangas, brilho, lantejoulas e cores, muitas cores, todas elas. Os homens usam calções e meias brancas bem longas, imitando as roupas dos nobres e reis da corte. Já as mulheres, usam vestidos com acessórios referentes a seus personagens, tudo isso compondo o visual das apresentações deste folguedo popular alagoano.

.

Nenhum comentário: