quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Henrique Artes estreia "Corvos"


Cena da peça "Hotel Komarca" que conquistou no ano passado o prémio revelação no festival de teatro lusófono no Rio de Janeiro
Fotografia: Cedida pelo grupo

António Bequengue 

Uma homenagem às tropas especiais, em particular aos Comandos de Angola, é a nova proposta do grupo Henrique Artes, que estreia na próxima sexta-feira, às 20h00, no palco da Liga Africana, em Luanda, a peça “Corvos ao Imbondeiro”, uma criação do grupo.
 
O trabalho, que volta a ser exibido no sábado à mesma hora e local, mostra a preparação de um militar para se tornar comando e o quanto tem de se ser destemido quando em causa está a defesa da pátria.
 
Encenada por Flávio Ferrão, o enredo da peça realça o papel de milhares de mães que viram os seus filhos ir para a guerra e viveram na incógnita se algum dia iam voltar a vê-los.
 
Segundo o encenador, “Corvos ao Imbondeiro” é um espectáculo baseado em factos reais vividos e registados por ex-membros da Companhia de Intervenção Defesa Popular (CIDP).
 
Antes e depois da independência nacional, “Corvos ao Imbondeiro” foram homens destemidos, que pertenceram à antiga Unidade de combate em defesa de causas e ideais baseados numa Angola livre, independente e soberana.
Com esta estreia, o Henrique Artes pretende homenagear esses homens numa peça que conta com a participação de 14 actores e vai levar os apreciadores de teatro a uma viagem pelo universo militar dos Comandos.
 
Flávio Ferrão referiu que a montagem da peça, que exigiu muita pesquisa sobre a postura do militar, com aulas teóricas e práticas no centro de instrução militar de Cabo Ledo, só foi possível graças ao apoio da direcção das Tropas Especiais do Exército.

“Fizemos um trabalho muito árduo de pesquisa porque queremos levar à cena uma realidade aproximada dos militares comandos. Todo o trabalho de pesquisa contou com o apoio da direcção das Tropas Especiais do Exército, que nos deram a oportunidade de poder mostrar ao público este lado da história de Angola”.
 
“Corvos ao Imbondeiro” é a segunda peça que o grupo estreia este ano, depois do espectáculo  “Fragrância de amor”, apresentada pela primeira vez no dia 25 de Fevereiro, na Liga Africana.
 
No seu repertório, o grupo, formada em 2000 no colégio Henriques em Luanda, tem, entre outras as peças, “Hotel Komarca”, “Luanda meu enigma”, “Concavo e convexo”, “Elvira” e “Passageira 640”.    
 
Do conjunto de prémios já conquistados pelo Henriques Artes destacam-se os de teatro, em Luanda, com a peça “Meu enigma”, em 2004, e melhor encenação em 2008, com a peça “Côncavo e convexo”. Além destas distinções, o grupo conquistou o de melhor actriz, em 2007, e melhor actor, em 2010. 

Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao/



 

Nenhum comentário: