terça-feira, 30 de julho de 2013

Prefeitura de Arapiraca implanta Atendimento Domiciliar !!!

        Prefeitura implanta Serviço de Atenção Domiciliar

Compromissada com a saúde arapiraquense, a prefeita Célia Rocha (PTB) vem buscando novas alternativas para o atendimento de pacientes da rede de Atenção à Saúde Municipal.

Em parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Arapiraca implantará os serviços do Programa Melhor em Casa, que tem como objetivo apoiar, expandir e qualificar a atenção domiciliar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais.

O programa tem como objetivo principal evitar a internação hospitalar em casos de média e baixa complexidade; diminuir o tempo de internação, levando com isso o atendimento para dentro da sua própria residência; diminuição do risco de infecção; disponibilizar leitos para pacientes com maiores necessidades; levar a comodidade familiar para o usuário, e permitir a melhor gestão dos recursos financeiros, pois, o mesmo atendimento realizado no hospital pode ser disponibilizado pelas equipes técnicas de saúde no domicílio, com custo menor.

O artigo 22 da Portaria 963/ 2013 do Ministério da Saúde define que a modalidade se destina aos usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção.

Estarão disponíveis para a comunidade arapiraquense, duas Equipes Multidisciplinares de Atenção Domiciliar (Emad), definidas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, e técnicos de enfermagem, além das Equipes Multidisciplinares de Apoio (Emap), munidas de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, e fisioterapeutas.

De acordo com o Caderno de Atenção Domiciliar, do Ministério da Saúde, autonomia do sujeito doente em atenção domiciliar e de seu cuidador/familiar não significa a anulação do saber técnico que a equipe de saúde trás. o paciente recebe apoio constante da família e do meio que o cerca, e a família deve receber apoio da equipe de atenção domiciliar perante o momento de mudanças de rotinas, normas e contextos do domicílio.

A estimativa é de que cada equipe de Atenção Domiciliar atenda cerca de 60 usuário, o que giraria em torno de 120 atendimentos ao mês dentro de todo o município arapiraquense.

O serviço será disponibilizado para todo o município, tendo como núcleos de apoio, as comunidades de Bom Sucesso e Brisa do Lago, fazendo com isso a divisão da cidade, para melhor realização do recebimento de recursos para o atendimento.

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará capacitações com as equipes que integrarão os núcleos de Atenção Domiciliar no Programa Melhor em Casa.

O programa será coordenado pelos membros da Secretaria de Saúde, Noélia Barboza, do Núcleo de Atenção à Saúde; Fabrízia Amaral, da Média e Alta Complexidade, e Edna Veríssimo, do Serviço de Atenção Domiciliar.

Fonte: Saite da Prefeitura de Arapiraca

Nenhum comentário: