sábado, 17 de janeiro de 2015

Nas Filipinas, o PAPA desafia Igreja a denunciar ‘desigualdade escandalosa’ ! ! !


O Papa Francisco disse hoje na Catedral de Manila que a Igreja tem de denunciar a “desigualdade escandalosa” que persiste no mundo atual, convidando os católicos a viver a “pobreza de Cristo”.
“Veremos as coisas sob uma nova luz e, deste modo, poderemos responder, com honestidade e integridade, ao desafio de anunciar a radicalidade do Evangelho numa sociedade que se habitou à exclusão, à polarização e a uma desigualdade escandalosa”, referiu, na homilia da Missa a que presidiu, perante membros do clero, religiosos e seminaristas.
Segundo o Papa, esta pobreza é essencial para que os responsáveis se possam “identificar com os últimos”.
“Os pobres estão no centro do Evangelho, estão no coração do Evangelho. Se tirarmos os pobres do Evangelho, não conseguiremos entender a totalidade da mensagem de Jesus Cristo”, referiu, numa rara improvisação em inglês.
Francisco sustentou que a mensagem cristã pode “inspirar a construção duma ordem social verdadeiramente justa e redimida”, desafiando os católicos filipinos a Igreja nas Filipinas “combater as causas da desigualdade e injustiça profundamente enraizadas”.
“Com a Igreja nas Filipinas, que olha para o quinto centenário da sua evangelização, sentimos gratidão pela herança deixada por tantos bispos, sacerdotes e religiosos das gerações passadas: Eles esforçaram-se não só por pregar o Evangelho e construir a Igreja nesta nação mas também por forjar uma sociedade inspirada pela mensagem evangélica da caridade, do perdão e da solidariedade ao serviço do bem comum”, recordou.
A homilia começou com uma citação do evangelho segundo São João, em que Jesus faz uma pergunta a São Pedro – “Tu amas-me?” (Em inglês ‘do you love me?’) e provocou as gargalhadas da assembleia, com algumas pessoas a responderem ‘sim’, inadvertidamente, ao que o Papa respondeu com um “muito obrigado”.

Nenhum comentário: