domingo, 18 de janeiro de 2015

Brasil e Indonésia com relações estremecidas ! ! !

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se pronunciou sobre a execução do brasileiro, Marco Archer, ontem (17), na Indonésia. Em coletiva concedida à imprensa, o ministro Mauro Vieira destacou que a execução do brasileiro gerou uma sombra na relação bilateral entre os dois países.
"Chamar o embaixador para consultas é uma decisão que expressa uma gravidade e um momento de tensão", declarou o ministro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
“Chamar o embaixador para consultas é uma decisão que expressa uma gravidade e um momento de tensão”, declarou o ministro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“A execução do brasileiro cria uma sombra de dúvida, uma animosidade, uma dificuldade na relação bilateral. O Brasil tem princípios que lhes são caros e nós fizemos um apelo de comutação da pena porque nos parecia que, respeitando, evidentemente, o ordenamento jurídico indonésio, acreditávamos que a clemência e a cumutação da pena seriam as medidas esperadas”, afirmou o ministro.
Mauro Vieira anunciou também que uma nota de repúdio formal foi entregue ao embaixador da Indonésia no Brasil. Além disso, o embaixador brasileiro na Indonésia foi chamado para consulta.
“Chamar o embaixador para consultas é uma decisão que expressa uma gravidade e um momento de tensão, de dificuldade na relação. O embaixador já recebeu a instrução e está viajando nas próximas horas para o Brasil”, explicou.
O ministro ainda afirmou que o Brasil usou todas as medidas possíveis para viabilizar a clemência do réu, que infelizmente foram negadas. Archer foi condenado à morte por tráfico de drogas por ter sido apreendido com 13 quilos de cocaína no País asiático, em 2004.
Em nota divulgada neste sábado (17), a presidenta Dilma Rousseff também lamentou a execução do brasileiro e dirigiu uma mensagem de conforto à família de Archer. Para a presidenta, a pena de morte é um instituto que não só fere o preceito constitucional do Brasil, como que é também contrário à índole e aos valores morais do povo brasileiro.

Nenhum comentário: