sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

“Me sinto na beira do São Francisco” ! ! !

Água para Todos supera meta e muda vida no sertão brasileiro

                                                                                    foto extraída do Blog Conversa Afiada

O “Programa Água para Todos” alcançou a marca de 771 mil cisternas instaladas até o final do ano passado. Foram mais de 40 meses de trabalho, com investimentos de 6 bilhões e cem milhões de reais para cinco milhões de brasileiras e brasileiros em 1.200 municípios beneficiados.

Esse é o resultado excepcional do programa Água para Todos, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (MI). A meta estabelecida de instalação de cisternas em 2011 – eram 750 mil até o fim de 2014 – foi ultrapassada: até novembro, 771.344 haviam sido distribuídas.

“A conclusão deste primeiro ciclo do “Água para Todos” foi surpreendente. Além de superamos a meta pública, também atendemos a um número maior de famílias”, diz a secretária de Desenvolvimento Regional, Adriana Alves.

Os estados beneficiados foram Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, mais norte de Minas Gerais, desde 2003 o governo federal instalou mais de 1,1 milhão de cisternas, que representam uma capacidade de armazenamento de 17,6 bilhões de litros de água.

Para o agricultor José Obis, morador no município de Belo Monte, interior alagoano, contemplado com uma cisterna de polietileno, a vida ganhou outro sentido após ter acesso ao abastecimento de água. “A realidade aqui era muito difícil. Ficávamos doentes com frequência e nossos filhos não podiam estudar. Hoje temos água para beber e cozinhar. Me sinto morando na beira do Rio São Francisco”, afirma.

O senhor Obis conta que, com a primeira chuva após a instalação da cisterna, foi possível acumular mais de quatro mil litros de água. “Quem sofre com a seca severa do sertão sabe o valor que isso tem.” As cisternas têm capacidade para acumular até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para atender à demanda da família por até seis meses.

Nenhum comentário: