quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Pessoas com deficiência ganham sede !!



Na manhã desta terça-feira (4), pessoas com deficiência física e mental de Arapiraca foram beneficiados com a entrega da sede própria da entidade, que cuida das pessoas com necessidades especiais.
A sede da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (ADFIMA) está localizada na Rua Camilo Collier, nº 388, no bairro Primavera, onde funcionava a sede da Pestalozzi e também do Moce (Movimento Cultural Estudantil).
A inauguração da sede da ADFIMA conta com o apoio da prefeitura e a parceria do vereador Daniel Rocha (PTB), que também conseguiu viabilizar a implantação dos serviços do Centro Especializado em Reabilitação do Agreste (Cera).
Na abertura da solenidade, o grupo de músicos da Associação dos Pensionistas e Aposentados de Arapiraca (AAPIAR) fez apresentação para o público e autoridades.
O cantor e diretor da Casa da Cultura, Manoel Tenório, abrilhantou o evento com o acompanhamento do Hino de Arapiraca.
A cerimônia de inauguração também contou com a presença da deputada federal e prefeita eleita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB); vice-prefeito eleito Yale Fernandes; procurador de justiça Antônio Arecipo; secretários municipais de governo, presidenta da Associação das Pessoas com Deficiência Física e Mental de Arapiraca (Adefima), Josefa de Melo; ex-presidenta Anita Bonfim; empresários locais, a exemplo de Antônio Marinho, do Mascate; presidente da Câmara Municipal, Adalberto Saturnino, vereadora Graça Lisboa (PSD) e presidente da Facomar, Brás Farias. 
Ainda participaram da solenidade, os vereadores eleitos Márcio Marques e Aurélia Fernandes; diretor do Centro Especializado em Reabilitação do Agreste (Cera), Adriano Targino, entre outras lideranças e personalidades.
Na ocasião, a representante da diretoria da entidade, Keyla Nunes, fez uma apresentação da história da Adefima, que foi fundada no ano de 1989.
Em seguida, foram apresentados os membros da diretoria e do Conselho Fiscal da entidade, com o agradecimento aos parceiros e colaboradores da Adefima e do Cera, que contam com serviços de profissionais médicos, a exemplo de teraputa ocupacional, ortopedista, neurologista, fisiologista, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e assistente social.
"Hoje é um dia muito especial para todos nós. Queremos agradecer o apoio do prefeito Luciano Barbosa, parceiros e colaboradores, como o vereador Daniel Rocha, deputada Célia Rocha, secretário Moysés Montenegro e um grupo de empresários locais", afirmou a diretora.
Por sua vez, o vereador Daniel Rocha, bastante emocionado, falou das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência em Arapiraca e no Brasil.
"Desde o primeiro dia de mandato, na Câmara de Vereadores, sempre procurei defender esta causa, para tornar a nossa cidade mais justa e acessível para todos", disse Daniel Rocha.
A deputada federal e prefeita eleita Célia Rocha destacou a importância da entidade para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiência física.
Ela enalteceu o trabalho do vereador Daniel Rocha e de todo o grupo de apoio à Adefima. "É motivo de satisfação e orgulho participarmos de um momento como este. "A acessibilidade é um desafio de todos nós. Célia lembrou do trabalho realizado pela ex-presidente Anita Bonfim, o apoio do preito Luciano Barbosa e equipe.
"Vamos continuar apoiando iniciativas como essa, como fruto de uma luta de muitos anos. Devemos ter um olhar atencioso e afetivo, sobretudo para as pessoas que mais necessitam de nosso apoio", completou.
Cera
O Centro é um serviço diferenciado que visa, além da reabilitação física e intelectual, promover a reintegração social, familiar e profissional de pessoas com deficiências. O público alvo será inicialmente jovens e adultos acometidos com patologias ortopédicas, neurológicas e intelectuais.
O espaço contará com uma equipe multidisciplinar especializada composta por médicos com especialidades em neurologia e ortopedia, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo e enfermeiro.
Também serão desenvolvidos atendimentos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças.

Fonte: Saite da Prefeitura de Arapiraca

Nenhum comentário: