terça-feira, 9 de outubro de 2012

Comunidade quilombola ganha maior unidade de saúde de Arapiraca



No fim da tarde desta sexta-feira (5), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Saúde, Sandra Márcia Lima, entregaram mais duas importantes obras para os moradores da zona rural de Arapiraca.


Na comunidade de Bom Jardim, Luciano visitou as obras de construção de uma moderna unidade de saúde e depois participou da entrega da reforma e ampliação da sede da associação comunitária.
Em seguida, o prefeito foi até a comunidade remanescente quilombola de Pau d'Arco para inaugurar a Unidade Básica de Saúde Amância Jesuína dos Santos.


Dotada de modernas instalações e com estrutura de um hospital de médio porte, a unidade de saúde é a maior do município, com 14 salas para exames, pré-consultas, vacinação, curativos, nebulização, observação, administração, fraldário, brinquedoteca, além de quatro consultórios médicos e dois odontológicos, auditório, farmácia, sala do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf), copa, banheiros, entre outros departamentos.
De acordo com a secretária de Saúde, Sandra Márcia Lima, a UBS Amância Jesuína dos Santos conta, inicialmente, com três equipes de saúde da família para atender mais de quatro mil moradores da localidade.
“Hoje é um dia inesquecível para todos os habitantes de Arapiraca, sobretudo os moradores aqui desta importante comunidade”, frisou a secretária, destacando a homenagem à Dona Amância, que nasceu no início do século passado e foi parteira por mais de 48 anos.
“Estou contagiada com tanta emoção. Dona Amância foi uma verdadeira servidora. Ela veio ao mundo para servir às pessoas”, destacou Sandra Márcia, aproveitando o momento para agradecer ao prefeito Luciano Barbosa e toda equipe de servidores da Secretaria de Saúde.


Bastante emocionada, uma das filhas de Dona Amância- Josefa Maria dos Santos- lembrou dos momentos de convivência com a mãe, falecida no ano de 1994.
A dona-de-casa agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa e equipe. “Minha mãe era uma mulher boa, que atendia as pessoas, sendo pobre ou rico. Mesmo com a idade avançada, ela cumpriu sua missão até o fim da vida, com a ajuda da amiga Dona Zefinha”, relatou.

 Especial

Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa disse que tem um carinho especial pela comunidade de Pau d'Arco.
“Foi aqui que conheci muitos amigos e participei de movimentos políticos e sociais há mais de 20 anos. Tenho gratidão a todos vocês, que já receberam obras de drenagem, pavimentação, reforma e ampliação de escola, e agora com a inauguração da maior unidade de saúde de Arapiraca”, afirmou Luciano, anunciando a aquisição de terreno para a construção de uma escola em tempo integral, bem como uma biblioteca digital - Arapiraquinha – na comunidade remanscente quilombola.
A solenidade também contou com a presença das secretárias de Educação, Ana Valéria Peixoto; de Desenvolvimento Urbano, Caroline Albuquerque; de Assistência Social, Adélia Lúcia; de Iluminação, Rita Nunes; subsecretária de Finanças, Marciete Barros; subsecretário de Agricultura, Elielton Amaral; de representante da Associação de Moradores, Josimar Rodrigues, e da Associação Remanescente Quilombola (Edilma), familiares de Dona Amância Jesuína e de moradores da localidade.

Acesse: http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=4760

 

Nenhum comentário: