terça-feira, 23 de outubro de 2012

Arte/Educação de Países Ibero-americanos !

MinC e MEC realizam a quinta reunião com a participação de 20 países

O Brasil sediará a próxima Reunião Interministerial do Programa Arte/Educação, Cultura e Cidadania, entre os dias 23 e 26 de outubro, no Windsor Guanabara Hotel, no Rio de Janeiro. A quinta edição do encontro é realizada pelos  Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).
O evento reunirá 60 participantes e representantes do governo de 20 países ibero-americanos: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
A reunião tem como objetivo difundir o conhecimento e a valorização da diversidade das culturas ibero-americanas e promover o Programa Metas Educativas 2021: Arte/Educação, Cultura e Cidadania da OEI. Também busca fomentar o desenvolvimento de competências cidadãs, favorecer a incorporação da cultura de cada país e do conjunto da ibero-américa nos projetos educativos e nas escolas, além de facilitar o intercâmbio entre os gestores públicos e profissionais envolvidos em projetos de integração entre arte, cultura e educação.
Na terça-feira, 23, o evento terá início com uma reunião entre diretores de festivais e de teatros nacionais e a OEI, como parte do Projeto Ibero-americano de teatro juvenil e infantil da Organização. Ziraldo, Karen Acioly e Carla Camurati são alguns dos nomes confirmados, entre muitos outros. Nos grupos de trabalho serão realizadas diferentes atividades, como as visitas técnicas para conhecer experiências e projetos educativos. Os participantes visitarão, por exemplo, a escola de samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio, a escola municipal Rivadávia Corrêa, o Centro Cultural da Rocinha e o grupo Nós do Morro.
Interface
No Ministério da Cultura, a Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC), por meio da Diretoria de Educação e Comunicação (DEC), concentra suas ações em iniciativas de interface entre cultura e educação. Para Juana Nunes, diretora de Educação e Comunicação para Cultura, a reunião será uma oportunidade de mostrar as boas experiências do Brasil.
“O encontro reforça a importância de construirmos uma política permanente de cultura para a educação. Estamos desenvolvendo projetos para que as escolas públicas sejam espaços de disseminação da cultura brasileira, por exemplo. A reunião da OEI é uma oportunidade para que troquemos nossas experiências com os demais países ibero-americanos”, explicou Juana.
Em 2011, a IV Reunião Interministerial de Arte/Educação foi realizada na cidade do Panamá.
(Texto: Cora Dias, Ascom/MinC)
(Fonte: SPC/MinC)

Nenhum comentário: