terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bosque das Arapiracas: ex favela vira espaço de lazer !



Até o ano de 2007 havia em Arapiraca duas favelas no centro de nossa cidade. Caborje e Quiçassa eram conhecidas como um antro de prostituição, vagabundagem e local de usuários de drogas em alta escala. A imundície predominava o ambiente naquelas localidades.

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) no final de sua primeira gestão, juntamente com várias secretarias e órgãos diversos da prefeitura municipal derrubaram as casas de taipas e papelão alí alojadas e transferiram seus habitantes para o Conjunto Residencial Jardim das Paineiras, lá no bairro Nilo Coelho, por intermédio de convêncio firmado entre a prefeitura e o governo federal, através do Programa Habitar Brasil/BID.

Interessante ressaltar que o senador alagoano Renan Calheiros, do PMDB, teve notória visão deste projeto e foi um dos baluartes junto ao Presidente Lula para a edificação das casas de alvenaria, todas com 40(quarenta) metros quadrados, contendo cinco cômodos, sendo um quarto, uma sala, uma cozinha, um banheiro e área de lazer para as 583 famílias antes habitadas no Caborge e na Quiçassa.



O Bosque das Arapiracas

Em outubro de 2011, para alegria de todos, nossa Arapiraca recebia seu novo cartão de visita: O BOSQUE DAS ARAPIRACA, onde havia as citadas favelas.
No início houve a inauguração dos quatro primeiros quilômetros de pavimentação asfáltica nas Ruas Ministro Petrônio Portela, Rua Fausto Joaquim Luciano e Delmiro Gouveia, ambas nas mediações do Bosque. A obra possui drenagem, pavimentação, jardinagem, academias de ginástica ao ar livre, moderno ginásio poliesportivo, calçadas, ciclovias, pistas para caminhadas e sistema de iluminação com implantação de subestações de energia e dezenas de postes de iluminação com três pétalas cada um.

Os serviços também incluíram o plantio de cinco mil mudas de árvores nativas e plantas ornamentais para embelezar ainda mais o local.
O projeto urbanístico prevê ainda a construção de um lago artificial, palco com oito lances de arquibancada em alvenaria para apresentações artísticas e culturais, e um Centro de Atividades Múltiplas, bem como uma área para promoção de cursos relacionados à preservação ambiental.

Os moradores ao redor do Bosque são unânimes em reconhecer o novo cenário esportivo, de lazer e de harmonia entre sí. E o prefeito Luciano Barbosa alegre por satisfazer seus munícipes com mais esta obra arrojada em nossa linda Arapiraca.

Nenhum comentário: