domingo, 23 de outubro de 2011

O milagre da Batata Doce!


Sem ter o apelo gastronômico da sua prima, a inglesa, a batata doce começa a ser reconhecida pela sua importância na alimentação em geral. Natural da América Central, a batata doce se distingue pela presença de beta-caroteno (é a mais abundante e a mais eficaz provitamina A nos nossos alimentos) e pelo seu sabor.


Ela é rica em calorias, por isso é preciso controlar seu consumo. Tem hidratos de carbono, sais minerais, vitaminas A, B, B1, B5 e C, mais cálcio, ferro, sódio e potássio.





Em apenas 100 gramas da batata doce contém vitamina A equivalente a 23 quilos de batata comum (incrível, mas é verdade), e até suas folhas podem ser consumidas sem problemas e tem baixo índice glicêmico(IG). O que é esse tal de IG? Os carboidratos são digeridos e transformados em glicose, o combustível do organismo. Quando essa transformação é rápida, diz-se que esses alimentos possuem um IG alto, por isso a batata é excelente na demora para digerir.



Também possui propriedades antioxidantes, mas sua casca possui três vezes mais, por isso é importante consumir a batata doce com a casca. O ideal é que seja consumida cozida, uma vez que frita ela dobra as calorias e pode ser prejudicial à saúde.


Ela auxilia no tratamento da obesidade e traz melhoria na arteriosclerose. Melhora a irrigação sanguínea, controla a hipertensão arterial, regula o sistema nervoso e auxilia na digestão. É fonte de carboidratos e fibras.

Nenhum comentário: