segunda-feira, 17 de outubro de 2011

LULA dá show nos EUA (!novidade!)

O ex-presidente Lula foi um dos agraciados, na última quinta feira, dia 13, com o prêmio World Food Prize nos Estados Unidos. Ele criticou a atuação do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e dos países desenvolvidos na solução da atual crise financeira internacional. A crítica foi colocada em discurso proferido nos Estados Unidos.

“O FMI tinha solução para tudo quando a crise era na Bolívia, no Brasil, no México. Quando a crise chega aos países ricos o FMI se cala, entrou num silêncio profundo. O BID, então, não fala mais nada”, afirmou Lula.

Lula disse que as nações desenvolvidas precisam seguir o exemplo do Brasil no combate à crise mundial: “fácil e barato no mundo é cuidar dos pobres, o que é duro é cuidar dos ricos”. Para ele a distribuição de renda permite que os pobres possam consumir e, com isso, faz com que a economia possa girar, gerando emprego e renda.

“Uma família pobre com 200 reais resolve seu problema por mês. Para o rico, você empresta US$ 1 bilhão e (eles) ainda saem do seu gabinete falando mal do governo. Tudo relacionado ao pobre é gasto, aumento do salário mínimo é gasto, transferência de renda é gasto. Emprestar para o rico é investimento. Nós mudamos isso, emprestar para pobre também é investimento”, ressaltou.

“A maior arma de destruição em massa que a humanidade já inventou” e que os governantes, em vez de guerras, devem lutar pela vida, não pela morte.

  Ele pregou que não basta aos governantes um diploma de universidade para conduzir um país. “É preciso que ele governe com sentimento, como uma mãe”, disse.

  Depois arrancou risos e aplausos ao dizer que “os pobres gostam de comer bem”. “Pobre não gosta de miséria”, acrescentou.

Nenhum comentário: