sexta-feira, 21 de outubro de 2011

BAIXA DA ONÇA É UM SUCESSO

O amor pela leitura e, sobretudo, o desejo de promover um futuro melhor para as crianças de sua comunidade levaram a professora Rozineide da Silva Santos(foto abaixo) a transformar uma antiga casa de farinha em biblioteca comunitária, no Povoado Baixa da Onça, na zona rural de Arapiraca, interior de Alagoas, no Nordeste Brasileiro.

Neta do fundador do povoado, Serapião José da Silva, a professora Rozineide ficou triste com a desativação da casa de farinha, que funcionava em um prédio com mais de meio século de existência. Mas, em vez de desanimar, percebeu que a desativação do estabelecimento poderia mudar para melhor os destinos dos moradores da comunidade. Ela decidiu criar, no local, um espaço de leitura e pesquisa para as crianças do povoado, uma vez que não havia biblioteca na Escola Municipal Marieta Rodrigues Peixoto, onde estudam cerca de 400 crianças.


Educadora há 15 anos, Rozineide resolveu contar com a ajuda de vizinhos e foi até a cidade pedir apoio de diretores de escolas públicas e particulares para a doação de livros usados. “As pessoas começaram a doar revistas, gibis e periódicos. Isso foi o começo de tudo, há dois anos”, lembra Rozineide.

Nenhum comentário: