terça-feira, 11 de outubro de 2011

Governo à vista?

Contra as probabilidades, premier designado Elio Di Rupo está hoje um passo mais perto do sucesso em sua dupla aposta de reformar a Constituição e formar um novo governo. Foto: Julien Warnand/ AFP



Os partidos políticos da corrente dominante na Bélgica estão perto de um acordo para pôr fim à crise política entre as comunidades de língua flamenga e francesa que deixou o país sem um governo plenamente funcional desde junho de 2010. Ainda há obstáculos à frente, mas a Economist Intelligence Unit espera que uma nova administração seja formada antes do final de 2011. No entanto, as atuais tensões entre os líderes políticos sugerem que a estabilidade e a legitimidade de qualquer futuro governo de coalizão serão limitadas.

Um importante avanço nas longas negociações ocorreu em meados de setembro, quando o primeiro-ministro designado, Elio Di Rupo, e líderes de oito partidos chegaram a um acordo na disputa até então insolúvel sobre o distrito eleitoral bilíngue de Bruxelas (capital) e arredores. Os partidos francófonos finalmente aceitaram as exigências flamengas de dividir o distrito eleitoral de Bruxelas-Halle-Vilvoorde (BHV), de modo que as comunidades flamengas ao redor da capital pudessem aderir a distritos eleitorais adjacentes de sua língua em Flandres, deixando a própria Bruxelas em situação bilíngue. Uma semana depois, os negociadores seguiram com um acordo sobre uma fórmula revisada para financiar a região de Bruxelas.

Fonte: http://www.cartacapital.com.br 

Nenhum comentário: