quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Arapiraca no Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher !!

A Prefeitura de Arapiraca, interior de Alagoas, por meio da Secretaria de Políticas Públicas Para a Mulher, realizará, a partir desta sexta-feira (23), atividades relativas ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher.


De acordo com a secretária Lúcia de Fátima Queiroz Cavalcante, a programação conta com o apoio da administração do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), Centro Municipal de Referência de Combate à Violência Contra a Mulher, Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Mulher, Grupo Flor do Agreste e Câmara Técnica da Mulher.

As atividades serão realizadas a partir das nove horas desta sexta-feira, com diversas ações no Centro Administrativo Municipal.

No sábado (24), a programação inclui panfletagem na Praça Marques da Silva, no centro comercial da cidade.

O Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher será marcado no domingo (25) com visitas e distribuição de material informativo em bares e restaurantes de maior movimentação de pessoas em Arapiraca.

A Violência ocorre nos espaços públicos e privados e não é só agressão física é também psicológica e moral. Agressões verbais reduzem a auto-estima e fazem as mulheres se sentirem desprezíveis.  Causam danos à saúde: geram estresse e enfermidades crônicas. A violência interfere na vida, no exercício da cidadania das mulheres e no desenvolvimento da sociedade em sua diversidade.
25 de novembro como o “Dia da Não Violência Contra a Mulher”, foi decidido por organizações de mulheres de todo o mundo reunidas em Bogotá, na Colômbia, em 1981 em homenagem as irmãs, que responderam com sua dignidade à violência, não somente contra a mulher, mas contra todo um povo. A partir daí, esta data passou a ser conhecida como o “Dia Latino Americano da Não Violência Contra a Mulher”.

Em 1999, a Assembleia Geral da ONU proclama essa data como o ”Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” a fim de estimular que governos e sociedade civil organizada nacionais e internacionais realizem eventos anuais como necessidade de extinguir com a violência que destrói a vida de mulheres considerado um dos grandes desafios na área dos direitos humanos.

A violência contra a mulher passa a ser um problema mundial que não distingue cor, classe social nem raça: é maléfica, absurda e injustificável!! Essa Campanha tem como objetivos revelar a dimensão do feminicídio e denunciar o aumento do número de casos de mortes de mulheres por razões de gênero. Chamar a atenção sobre índices e ausência de registros confiáveis; estimular a informação sobre o feminicídio e atuar contra a impunidade, uma vez que a violência contra as mulheres é uma questão social e também de saúde pública.


Nenhum comentário: