sábado, 10 de novembro de 2012

A semana da Presidenta DILMA !!!


Destaques da semana: Dilma lança pacto pela alfabetização na idade certa



Na última quinta-feira (8), em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff assinou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que engloba esforços de todos os entes federativos para que as crianças se alfabetizem até os oito anos de idade, no terceiro ano do ensino fundamental. Segundo a presidenta, a medida é essencial para garantir a igualdade de oportunidades a todos os brasileiros.
“A insuficiência de aprendizado das crianças brasileiras da escola pública está na raiz da desigualdade e da exclusão. É fato que nós avançamos – a situação, há dez anos, era muito pior –, mas eu acho que hoje é o momento de nós encararmos a nós mesmos, encararmos o nosso país e a responsabilidade que todos nós – governo federal, governos estaduais e prefeituras – temos. Nosso país só poderá se orgulhar de dar oportunidade a todos se nós aplicarmos esse pacto de uma forma sistemática e, eu diria, usaria uma palavra forte: obsessiva”, vaticinou.
O pacto terá R$ 2,7 bilhões em investimentos do governo federal para as ações do programa, que incluem formação continuada para professores alfabetizadores, aquisição de material didático, além da realização de avaliações e premiação para as melhores práticas.


A semana

A semana da presidenta Dilma Rousseff começou, nesta segunda-feira (5), com a 18ª edição da cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, que celebrou o centenário de nascimento do “ Rei do Baião”, Luiz Gonzaga, escolhido como nome relevante da cultura brasileira homenageado em 2012. Ao todo, 41 personalidades foram agraciadas pela presidenta Dilma com as insígnias em solenidade no Palácio do Planalto.
“Todos os homenageados, sem exceção, representam o melhor da nossa tradição, e, ao mesmo tempo, da nossa vanguarda cultural. E não há nenhuma contradição no que estou dizendo. Tradição e contemporaneidade caracterizam riqueza cultural e andam juntas no trabalho dos nossos melhores artistas e criadores, os que estão aqui presentes e os que nós homenageamos em memória. A começar por Luiz Gonzaga, o artista que é o patrocinador, é o protetor dessa homenagem e que nós erguemos o nosso imenso apreço nesta edição da Ordem do Mérito Cultural.”, afirmou Dilma.
Na quarta-feira (7), a presidenta participou da cerimônia de abertura da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC), que reúne, até hoje (10), 1,5 mil participantes de 135 países no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Em seu discurso, Dilma classificou empenho no combate à corrupção e esforço por transparência como práticas de Estado no Brasil.
“A nossa democracia, ela foi feita também baseada no fato de que a luta anticorrupção é uma luta democrática. O nosso Governo oferece amplo respaldo aos órgãos de controle na fiscalização, investigação e na punição da corrupção e de todos os malfeitos”, disse.
Depois, Dilma se reuniu com a iemenita Tawakkol Karman, que fundou e lidera o grupo Mulheres Jornalistas sem Correntes e foi uma das vencedoras do Prêmio Nobel da Paz em 2011. As duas debateram a reprodução de projetos sociais aplicados no Brasil no Yemen.
“Três aspectos são muito importantes para nós, que é tentar recriar a rede de proteção social que existe no Brasil, conseguir bolsas de estudos para jovens iemenitas e o terceiro é a segurança alimentar, que nós sabemos que aqui é um exemplo. A gente gostaria que isso fosse feito no Yemen”, ressaltou Karman.
Já na sexta (9), a presidenta participou de inauguração da Adutora do Algodão, em Malhada, na Bahia. Em 30 anos, o empreendimento deve beneficiar 300 mil pessoas do semiárido baiano. A primeira etapa da construção contou com um investimento de cerca de R$ 157 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção de 265 quilômetros de adutoras, uma estação de tratamento de água, uma estação de tratamento de lodo, seis elevatórias e seis reservatórios, gerando uma vazão, em plena capacidade, de 480 litros por segundo.

Em seguida, Dilma participou, em Salvador, da 16ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), junto com governadores e os ministros Fernando Bezerra, da Integração Nacional, e Aguinaldo Ribeiro, das Cidades. A presidenta fez uma análise das ações de enfrentamento da crise, e afirmou que o problema será estruturalmente resolvido.
“Entendemos que esse país não tem mais o direito deixar que a seca se transforme em flagelo. (…) Nós não vamos deixar que o Nordeste volte atrás. Vamos usar essa seca para avançar mais. Nós vamos resolver estruturalmente o problema da seca.”, disse.

Acesse: http://blog.planalto.gov.br/destaques-da-semana-dilma-lanca-pacto-pela-alfabetizacao-na-idade-certa/

Nenhum comentário: