sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

UM SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE !!!

Quase final do século passado, nos idos de 1998, o país africano de Angola enfrentava uma das fases mais sangrentas de uma guerra civil que já durava, entre intervalos, 23 anos. Milhares de cidadãos deixavam o país e pediam refúgio ao redor do mundo.

Uma família angolana, da capital Luanda, partiu para o Brasil e se instalou no interior de São Paulo, na cidade de Ibiúna. Após dezesseis anos, o filho do meio da família, Ezequiel Ngunga Nhime de 18 anos, conseguiu o que parecia distante quando chegou ao País: com a ajuda da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil, conseguiu entrar na faculdade.

Ele é estudante de ciências da computação na Universidade Católica de Santos, no litoral de São Paulo. A universidade, apontada pelo próprio ACNUR como um modelo, é pioneira na inclusão de refugiados.


Chegar a um novo país sem ter parentes ou conhecidos é um desafio para os estrangeiros. Muitos chegam sem documento, roupa ou conhecimento da língua local. Atualmente, o ACNUR estima que existam cerca de quatro mil e seiscentos refugiados no Brasil, de mais de 70 países diferentes. O número de solicitantes de refúgio, segundo o mais recente levantamento do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), mais do que triplicou de 2012 para 2013.

Nenhum comentário: