segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Zé Dirceu com uma alegria contida !!!

A alegria contida de Dirceu ao acompanhar tendência de reviravolta no STF

Por Marina Dias - Terra Magazine



Enquanto o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki finalizava seu voto favorável aos embargos infringentes no julgamento do Mensalão, José Dirceu saía de seu quarto vestindo calça jeans, sapatos de camurça verde e uma camisa de manga longa azul clara molhada na altura do peito. Tinha lavado o rosto com água fria e penteado os cabelos para trás. Preparava-se para voltar à ponta do sofá de três lugares, bem em frente à televisão. Ao lado do aparelho, uma imagem de Nossa Senhora das Graças. 
Sentada à mesa de jantar estava a assessora política de Dirceu, Maria Alice, junto com as duas filhas do ex-ministro. Nas poltronas e cadeiras espalhadas pela sala, acomodavam-se os assessores Roberto Marques e Ednilson Machado. No sofá em frente ao de Dirceu, sua ex-mulher Ângela dividia espaço com o advogado Rodrigo Dall'Acqua e o jornalista Breno Altman. A cineasta Tata Amaral e dois assistentes capturavam imagens para um documentário sobre o petista. 
Foi entre a sala e a suíte no fim do corredor, em que se abrigava nos momentos de maior tensão, que Dirceu acompanhou pela TV Justiça a sessão desta quarta-feira (11) no STF. Ao contrário da última semana, quando reuniu cerca de 50 pessoas no salão de festas de seu prédio, preferiu fazer uma reunião menor, com quinze convidados. 
Mesmo com os comentários otimistas que alguns arriscavam fazer, Dirceu matinha o semblante impassível. Depois do voto de dois ministros – Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki - favoráveis aos infringentes, que podem levar a um novo julgamento do Mensalão, convidados aumentaram o tom dos cochichos. Estavam mais animados. 
- Acho que vai dar 7 x 4 para nós – arriscou um dos presentes. 
Dirceu preferiu cautela e silêncio durante as quase quatro horas de sessão. 
- Vamos esperar os onze votos… – disse após a argumentação de Zavascki. 
Inquieto, o ex-ministro mexia nas unhas e arregaçava a manga da camisa quase que instintivamente. De quando em quando, balançava a cabeça durante a exposição de votos que considerava em seu favor. Foi assim com Rosa Weber. 
A ministra começou a ler seu parecer pouco depois das 16 horas. Dos onze ministros do Supremo, Rosa era a única que ainda despertava dúvida na cabeça de Dirceu. Dos outros, garante, é possível saber como irão votar. "Questão de histórico", explica. 
Logo foi alertado pelo advogado Rodrigo Dall’Acqua: 
- Parece que vem com a gente. 
Dirceu esticou as duas pernas para frente e suspirou. 
- Não tem comida? Só porque você está se preparando para a prisão significa que vamos ficar sem comer?- provocou Breno Altman, entre risos dos demais convidados. 
O ex-ministro também sorriu: 
- Temos dois tipos de bolo, você vai ver – devolveu Dirceu a quem considera um "escudeiro". 
No intervalo de vinte minutos da sessão, o ex-ministro pediu que servissem o lanche aos convidados. Ajudou a arrumar a mesa com café, leite, suco de manga, bolo de laranja, bolo de fubá, pão de queijo e uma torta de palmito feita pela filha Joana. 
- A torta eu vou comer só à noite. Não! À noite mereço um bife à milanesa com rúcula – disse Dirceu entre um bolo de fubá e um café com leite.
Durante o lanche, conversou com os amigos sobre o comunismo em Cuba e o possível rebaixamento do São Paulo Futebol Clube.
- Em 2006, fui de Havana a Santa Clara visitar o mausoléu do Che [Guevara]. Em quase três horas de estrada, passaram dois ou três caminhões. É muito impressionante ver um país assim. Não tinha economia. Não tinha produção.
Estava definitivamente mais relaxado, mas parecia controlar uma alegria que, para ele, não deveria ser externada precocemente. 
Durante o intervalo, o único comentário do ex-ministro sobre o noticiário do dia foi a respeito de sua foto na capa da edição do jornal O Estado de S.Paulo: 
- Até que para meus 67 anos estou muito bem. 
Os olhares dos quinze convidados – e também o de Dirceu – voltaram-se para a tela que mostrava os ministros de volta ao plenário. Era a vez de Luiz Fux votar. O petista já imaginava um parecer contrário à aceitação dos infringentes. E assim foi. 
Dias Toffoli votou e deixou o placar em 4 x 2. Sessão suspensa às 18h20 para ser retomada na tarde desta quinta-feira (12). 
O clima tinha mudado. Pelas contas dos otimistas, a maioria dos ministros deverá acatar os embargos infringentes. 
Assim que acabar o julgamento Dirceu promete que dará uma entrevista coletiva à imprensa ou soltará uma nota sobre aquilo que diz não ser o último capítulo do Mensalão. Enquanto isso, faz planos para os próximos dias em sua casa no interior de São Paulo: 
- No fim de semana faremos um puchero [ensopado preparado com carne e vegetais]. Em Vinhedo! Quero campo, sol, cachorro…

AVISO IMPORTANTE: Blog da Dilma tá participando do TOP BLOG 2013, Categoria Política Profissional. Precisamos do teu voto e apoio na divulgação. Vc pode votar quantas contas tiver: E-mail e Facebook. Acesse agora e vote: http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=11508


Nenhum comentário: