sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Saiu no Blog do Zé !!!

Nos EUA, Dilma mostrou que o Brasil tem governo, rumo e estratégia



Presidenta Dilma durante coletiva de imprensa em Nova York
As declarações da presidenta Dilma Rousseff dadas em Nova York, tanto ontem quanto na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, são diretas e objetivas. Atendem ao interesse nacional no que diz respeito às relações com os Estados Unidos e a nosso desenvolvimento econômico e social.
Ontem, por exemplo, discursou para empresários e disse que o Brasil tem uma demanda reprimida, necessitando de “ação combinada do setor privado e do governo”. Ela enfatizou que o país respeita as instituições e os contratos.
“Não interessa quem fez o contrato. Você pode não gostar de quem fez e discordar do contrato, mas ele é cumprido. Isso começou no governo anterior ao do presidente Lula, o presidente Lula respeitou isso.”
E chamou atenção para os avanços na última década: aumento do PIB em 40%, criação de 20 milhões de empregos, expansão da massa salarial em 75% e taxa média de investimento de 6,7% ao ano.
Mas a presidenta também reconheceu gargalos na infraestrutura e a necessidade de novos marcos regulatórios. “Nosso país ingressou na década passada num ciclo de aceleração do seu desenvolvimento econômico e social e agora é necessário perceber que nosso desafio é diferente.”
Internet e espionagem
Dilma também ressaltou aquilo que vem se tornando prioridade em seus pronunciamentos: a segurança e na internet. A presidenta enfatizou a importância na neutralidade da rede num marco regulatório global.
“Não estamos pedindo a interferência da ONU. Não estamos dizendo ‘ONU, controle a internet’. Nós não concordamos com esse tipo de controle. Estamos dizendo ‘ONU, preserve a segurança, não deixe que a próxima guerra se dê dentro do mundo cibernético, com hackers e tudo’.”
E disse ainda que, após a espionagem norte-americana, o futuro da relação Brasil-EUA “terá de ser construído” a partir da resposta que for dada para o caso.
Dilma falou o fundamental
Dilma falou para o mundo político e empresarial, para o poder nacional e o norte-americano. E também para o seu povo, o nosso povo, para os investidores brasileiros e estrangeiros, para os seus governos.
Falou o fundamental. O Brasil, só para atender as demandas sociais de seu povo, tem demanda para crescer 10 anos. Tem todas as condições não apenas macroeconômicas, mas também institucionais.
Mais do que isso, o Brasil tem governo e rumo, estratégia e vontade política de continuar a crescer com distribuição de renda e defesa do interesse nacional, combatendo a pobreza e as desigualdades, sempre em democracia.
(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)


Fonte: Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário: