quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Solo de Arapiraca passa por diagnóstico !!

O secretário do Meio Ambiente, Ivens Barbosa, representou a prefeita Célia Rocha (PTB), na manhã desta terça-feira (26),na abertura da Capacitação para realização de Diagnóstico Socioambiental e Técnico do Programa Água Doce, do Governo Federal.

O evento foi realizado no auditório da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizado no bairro Novo Horizonte.


O evento contou com a presença do coordenador nacional do programa Água Viva, Renato Saraiva, do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Semiárido, Luiz Carlos, do representante da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Eduardo Mota, do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Napoleão Casado, do secretário adjunto da Semarh, José Lessa, da coordenadora estadual do projeto Água Doce, Ana Cristina Azevedo, do coordenador estadual na região do semiárido, Francisco Azevedo, do representante do Instituto do Meio Ambiente (Ima), Adriano Augusto, e do engenheiro de recursos hídricos, Alex Gama.

O programa “Água Doce” do Governo Federal, consiste na criação e implantação de dessalinizadores nas regiões as quais apresentam em seus lençóis freáticos alto grau de salino ou água salobra.
De acordo com Ivens Barbosa, secretário municipal do Meio Ambiente, cerca de 300 comunidades alagoanas estão inclusas no projeto, inclusive comunidades arapiraquenses.

“Dentre os 101 municípios selecionados para o projeto federal, Arapiraca faz parte como um dos polos”, afirmou Barbosa. Segundo o secretário, o solo arapiraquense está sendo diagnosticado para que seja realizada a inclusão de um dessalinizador em regiões com grau salino elevado.

“Nós já fizemos o fornecimento de dados das principais áreas do nosso município para que haja a localização de locais para a implantação do dessalinizador e poços artesianos”, indicou.

O coordenador nacional do projeto, Renato Saraiva, salientou o compromisso da presidenta Dilma Rousseff e das ações dos programas “Brasil sem miséria” e “Água para todos”, além da participação dos municípios cadastrados.

“É um compromisso que a presidenta Dilma assumiu junto aos municípios. É de grande valia que as cidades selecionadas realizem o cadastro das comunidades carentes de água. Realizaremos a inclusão de mais de 2,5 milhões de famílias em todo Brasil”, informou Saraiva.

As oficinas prosseguem até a próxima sexta-feira (1º), na AABB.

Fonte: Saite da Prefeitura de Arapiraca (http://www.arapiraca.al.gov.br)

Nenhum comentário: