segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Sinopse do livro “Cartografias Contemporâneas - Espaço, Corpo, Escrita” ! ! !

SINOPSE DO LIVRO

Estas Cartografias contemporâneas partem da análise de obras literárias produzidas por mulheres – publicadas a partir da década de 1970 – e visam discutir a temática dos trânsitos, dos deslocamentos e das mobilidades na atualidade.

Marcado por um forte viés comparatista e na esteira teórica dos estudos culturais, da crítica literária feminista e dos estudos de gênero, o livro traz um recorte metodológico que privilegia obras de escritoras que elegem a vivência do trânsito como uma marca textual, e não necessariamente autoral. Os vieses temáticos escolhidos por elas, bem como a análise de suas diferentes estratégias narrativas, levam a uma reflexão significativa sobre os vários movimentos contemporâneos, na perspectiva de possíveis diálogos transnacionais e translocais, sem deixar de lado a marca dos espaços discursivos que, diante da forte presença feminina, são também irremediavelmente marcados pelas questões de gênero.

Sandra Regina Goulart Almeida é formada em Letras pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (1986), possui mestrado em Literatura pela University da Carolina do Norte em Chapel Hill (1990), doutorado pela mesma instituição (1994) e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em Nova Iorque. É Professora Titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (1C) e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. Atualmente exerce o cargo de Vice-Reitora da UFMG. Foi Presidente da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (2001-2003), Diretora de Relações Internacionais da UFMG (2002-2006), Secretária da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) (2008-2010), Sub-coordenadora do GT Mulher na Literatura da ANPOLL (2002-2004), Coordenadora do Centro de Estudos sobre a Índia da UFMG (2008-2010) e Coordenadora Adjunta da área de Letras e Linguística da CAPES (2011-2014). Atua na área de Literatura Comparada e Literaturas de Língua Inglesa, pesquisando principalmente os seguintes temas: literatura contemporânea, crítica literária feminista, estudos de gênero, literatura pós-colonial, tradução cultural, estudos da diáspora. Foi a fundadora do Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) da UFMG em 1997 e hoje está espalhado em 16 universidades brasileiras. 

Nenhum comentário: