sábado, 3 de agosto de 2013

Urbanitários de Alagoas INFORMA :

Stiuea Urbanitários de Alagoas

Eletrobras radicaliza, rejeita conciliação do TST e greve é retomada

Os/as trabalhadores/as da Eletrobras e CHESF Alagoas decidiram retomar a greve da categoria por tempo indeterminado, a partir da zero hora desta segunda-feira dia 05 de agosto. A decisão foi tomada em assembleia realizada no dia 02 de agosto, devido a intransigência da direção da Eletrobras, ao não aceitar a proposta de conciliação feita pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho – TST, na segunda audiência realizada em Brasília no dia 01/08. Com a retomada da greve, apenas os serviços essenciais serão mantidos. O atendimento ao público estará suspenso durante a greve.

Os/as trabalhadores/as do Sistema Eletrobras estão na luta por um acordo coletivo digno desde o mês de maio, quando foi entregue a pauta de reivindicações da categoria. Neste tempo, a categoria fez todos os esforços possíveis para se chegar a um acordo. No entanto, a empresa resolveu interromper as negociações e judicializar o acordo. Nas duas tentativas de conciliação, no TST, os/as trabalhadores mantiveram a postura de negociação e entendimento. Neste sentido, diante da solicitação do Ministro do TST, a categoria suspendeu a greve que durava duas semanas, ou seja, fez a sua parte.

A suspensão da greve foi importante e demonstrou que a categoria não quer radicalizar, mas os/as trabalhadores/as decidiram retomar a greve, pois o que foi acordado nas assembleias foi uma ação condicionada ao avanço nas propostas colocadas pelo TST, fato que não aconteceu. A direção da Eletrobras voltou para mesa de conciliação desconsiderando a proposta formulada pelo Ministro do TST, que trazia avanços, ao apresentar outra que punia os companheiros/as que estão saindo através do PDI, e rebaixada economicamente para toda a categoria, no que tange um acordo de 2 anos.

A Federação Nacional dos Urbanitários – FNU, através do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, que negocia o acordo em nome de toda a categoria em nível nacional, foi incisiva na defesa de uma proposta com validade de 1 ano e que trouxesse ganho real para todos, e que não abrisse espaço para qualquer retirada de direitos. Diante do impasse e de intransigência da Eletrobras o processo de dissídio foi instalado.

O Sindicato vai continuar mobilizado por um acordo digno, na defesa dos interesses dos/as trabalhadores/as do sistema Eletrobras, mas sempre aberto ao diálogo e a retomada das negociações.
 

Nenhum comentário: