divulgação
Escrito
por Jussara Seixa
Apenas 7,8% dos brasileiros
acreditam que os meios de comunicação defendem os interesses da maioria da população. A conclusão é de um levantamento feito pela Mark
Sistemas de Pesquisas a pedido da Fundação Perseu Abramo, o braço acadêmico do
PT.
Segundo a pesquisa, 34,9% dos
entrevistados acham que a mídia defende seus próprios donos, 31,5% acreditam
que os meios de comunicação estão do lado de quem tem mais dinheiro e outros
20,6% disseram que os grandes veículos defendem os políticos. A Mark, sob
coordenação dos professores Gustavo Venturi e Vilma Bokani, entrevistou 2.400
pessoas em 120 municípios de pequeno, médio e grande porte. A margem de erro é
de dois pontos percentuais. 60% dos entrevistados desconhecem que as TV são uma concessão
pública(oh povinho BURRO/GLOBAL), mostra pesquisa. De acordo com a
sondagem, apenas 21,9% dos entrevistados concordam que a mídia noticia os fatos
de maneira totalmente imparcial, 27,9% pensam que os meios de comunicação só
defendem os interesses da elite e 18,6% acham que os jornalistas têm liberdade
total para decidir o que é publicado. Para 45% dos entrevistados a liberdade
dos jornalistas é parcial. Ainda de acordo com o levantamento, a internet hoje
é tão acessível quanto os jornais impressos. As duas plataformas estão
presentes na vida de 43% dos entrevistados. A TV aberta continua na liderança
com 94% de presença e o rádio em segundo lugar com 79%. A TV por assinatura é
citada por 37% dos entrevistados e as revistas por 24%. A pesquisa mostra que
29,8% das pessoas buscam os jornais para se informar sobre assuntos locais e 22,6%
para ler notícias nacionais e internacionais. A situação se inverte quando a
plataforma é a internet, usada por 25,9% para saber de temas nacionais e
internacionais e por 22,5% para notícias locais. O levantamento mostra ainda
que a maioria absoluta da população, 60%, desconhece o fato de que as TVs são
fruto de concessão pública (oh povinho BURRO/GLOBAL), e 49,5% acreditam que a
programação é definida em parceria entre empresários e governo. Ao serem
informados que a maior parte dos meios de comunicação pertence a apenas 10
famílias, 39,8% consideram que isso é ruim para o país e 22,7% acham bom. De
acordo com a pesquisa da FPA, 71% dos brasileiros defendem a criação de mais
regras para regular a programação das TVs.
NOTA: as palavras em
destaques na cor vermelha são deste BLOGUEIRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário