quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Professores de Cuiabá podem fazer GREVE !



Trabalhadores da rede municipal de ensino entraram em estado de greve hoje para forçar a Prefeitura de Cuiabá a conceder o reajuste salarial de 5,8%, pleiteado desde o mês de julho. Caso não haja negociação, 50 mil alunos terão as aulas suspensas a partir da sexta-feira, dia 5 de outubro, conforme foi aprovado na assembleia do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Cuiabá (Sintep).
João Custódio da Silva, Presidente do Sintep, argumenta que o percentual cobrado representa o ganho real na remuneração. Lembra que em julho, data-base dos acordos salariais, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reajustou os rendimentos em 4,9%, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação anual.
Porém, os trabalhadores haviam pedido um reajuste total de 10,7%. “Os 5,8% pleiteados representam o valor que a SME deixou de incorporar ao salário de professores, técnicos e outros funcionários da educação municipal, representa o nosso ganho real”, afirma Custódio.
A categoria reivindica ainda maior celeridade nos processos de aposentadoria e concessão de licença prêmio. O presidente alega que o processo burocrático faz com que o trâmite para conceder os benefícios demore vários meses e, em algumas ocasiões, mais de 1 ano. Aponta que em 2012, até o momento, 101 servidores tiveram a aposentadoria publicada. “Esse número representa cerca de 30% dos casos que já têm direito ao benefício. Como demora muito tempo para liberação da aposentadoria, o trabalhador passa tempo a mais prestando serviço, quando poderia estar usufruindo do benefício”.


Nenhum comentário: