terça-feira, 11 de setembro de 2012

Conversa Rimada !

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Paulo Rubem Santiago: Conversa Rimada

Paulo Rubem Santiago
Via Facebook
A cidade do Recife, em 2000 se levantou, naquele segundo turno todo mundo se empolgou, eu digo pois tava ali, trabalhei muito e sorri, quando a vitória chegou. Na reta final do pleito, o cenário era cinzento, pois Magalhães já cantava , com a vitória num momento, a certeza foi demais, então andaram pra trás, veio o desapontamento. Então a nação petista foi toda pro Marco Zero, aquela massa empolgada, JP disse eu quero, o Recife avermelhou, o PFL dançou, findou-se seu lero lero. 
Daí pra frente sabemos, da orquestra em movimento, veio o segundo mandato e com ele um estreitamento, pouca gente decidindo, aquele sonho sumindo, anunciando um lamento. Por causa da vaidade, da briga pelo poder, o que era patrimônio, passou a ser desprazer, pois a briga foi gigante, foi-se a unidade num instante, não dá mais pra esquecer. 
Chegando em 2012, parecia um vendaval, João da Costa isolado, enfrentava um time mal, quem lhe escolheu lá atrás, deu um pinote e zás tráz, tirou-lhe o fundamental. A unidade do partido, foi-se embora num segundo, gente animada com prévia, falando pra meio mundo, o PSB lá calado, assuntado esse babado, olhou a brecha e foi fundo. Até hoje ninguém sabe, a causa da traição, que JP tanto disse, pra pernambuco e a nação.Que traição seria essa, que ninguém sabe o miolo, se era coisa de fato, ou fachada de tijolo, eu sei que nessa arenga, o PT com uma estrovenga, torou tudo sem consolo. Jogaram tudo no lixo, uma obra coletiva, campanhas feitas na base, com a militância bem viva.Teve gente que surtou, com o tamanho da engrenagem, com o peso dessa máquina, se viu logo a vantagem, agora a coisa tá feia, com tamanha divisão, o PSB tá nadando, e não tem fundura não, o PT todo enrascado e olhe só seu papel, se brincar perde o segundo, e cede pro Daniel, com um discurso arrumado, tá todo bem empolgado, não sente gosto de fel. 
O Recife apesar disso, reclama , fala e quer mais, quer direito cidadão, coisa que ficou pra trás, não é nenhum paraíso, dá pra notar, eu aviso, desigualdade é demais. São cem mil analfabetos, saneamento precário, aqui a reforma urbana, nem com estelionatário, mobilidade nem falo, a cidade não anda mais, é um coração enfartado, com o sangue cheio de sais, por isso vamos em frente, debater nossa cidade, se eu estivesse na lida, não fugia da verdade, pela esquerda ia seguir, no meio do campo partir, pra conquistar lealdade. Se a cidade tem um dono, o dono dela é sua gente, que trabalha, pena e sofre, sem modelo inteligente, quem tem muito paga e vive, não quer nada diferente.
Por isso aqui eu encerro, essa conversa rimada, pudera eu debater, com essa gente falada, o futuro da cidade e essa maldade instalada, tem muita gente dizendo que vai fazer coisa e tal, por que não fez lá atrás, à frente da capital ? Pense direito eleitor, seu imposto pago é caro, se você anda de fusca, mereceria um Camaro, Recife pra ser de todos, com todos deve contar, promessas mirabolantes, cuidado podem enganar, reivindique com seu voto , e depois da eleição, a cidade que tu queres, leve na palma da mão, e lute nos quatro anos, pra não ter decepção. Boa noite.

Nenhum comentário: