Ele foi o responsável pela criação de boa parte dos conceitos que utilizamos atualmente em nossas vidas, mas você o conhece?
Você sabe dizer o que o avião oficial do presidente norte-americano, a garrafa de vidro da Coca-Cola, as logos da Exxon e da Shell, a loja de departamentos Sears e a embalagem dos cigarros Lucky Strike têm em comum? Todos os itens citados receberam a influência de um homem que é um dos grandes pilares do design industrial do século XX. Estamos falando de Raymond Loewy, que viveu entre 1893 e 1986.
Nascido em Paris (França), Raymond Loewy começou a
se destacar quando foi morar nos Estados Unidos. Lá, trabalho como designer de
vitrines para lojas de departamentos e também fez ilustrações para revistas
especializadas em moda e vestuário — tudo isso no período que precedeu a
Segunda Guerra Mundial.
Como o Gizmodo lembra, ele também revolucionou o design das locomotivas da
Pennsylvania Railroad no final da década de 1930 — e é com base nisso que a Google fez o Doodle de hoje, em uma homenagem ao aniversário de 120 anos que Loewy completaria
neste dia 5 de novembro.
O
pós-guerra e a ascensão do design de produtos
Após o final da
Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos viveram um período excelente na
economia. Foi nessa época que o design dos produtos começou a ser importante
para a concorrência e não mais se limitava a ser uma embalagem padrão. E
Raymond Loewy aparece como uma importante figura nisso, pois seus trabalhos nas
décadas de 1940 e 1950 são muito relevantes.
Ele trabalhou na
modelagem de interiores de aviões comerciais — algo que começava a se tornar
mais popular e “roubava” parte dos clientes que antes só viajavam em
navios — e também na concepção de carros, incluindo diversos modelos que
contribuíram para a popularização dos automóveis individuais entre os cidadãos
americanos.
Trabalhos que vemos ainda
hoje
Como citamos no
começo da matéria, há uma série de itens do nosso cotidiano que ainda são
vistos no mercado. Alguns dos principais têm explicações bem interessantes. A
garrafa de vidro da Coca-Cola, por exemplo, foi criada com os traços
curvilíneos para que lembre corpos femininos, o que é muito bem aceito no
mercado dos Estados Unidos.
Logos da
Shell, do serviço postal americano e da Exxon também foram criados por ele.
Alguns de seus trabalhos foram levados até a NASA, mas nunca chegaram a ser
colocados em prática — talvez pela inviabilidade na instalação deles. Podemos
ainda citar trabalhos de Raymond Loewy em selos postais e máquinas perfuradoras
de cartões.
E esses são apenas alguns dos trabalhos de Raymond Loewy, que também influenciou gerações inteiras de designers. Certamente, o nome dele está atrelado ao design de produtos do século XX e merece ser destacado. Você já conhecia o design — versátil e influente — dele?
Nenhum comentário:
Postar um comentário