Enquanto Veja e Serra brincam de
fazer fofoca, Marina ajusta seu marketing ao do Itaú, e Campos passa o trator
em cima do que resta de esquerda pró-Lula em seu partido, Dilma inicia seus
preparativos para 2014 com a contratação de um dos maiores jornalistas do país:
Leandro Fortes.
Sim, ele mesmo. Fortes será um dos
coordenadores da comunicação da campanha da presidenta em 2014, segundo
informação veiculada há pouco pelo Brasil 247.
Esse golaço provavelmente tem o dedo
de Franklin Martins, outra figura cujo peso tem ganhado relevância junto ao
staff político da presidenta, e que também já foi anunciado como integrante do
núcleo de comunicação da campanha.
É uma notícia promissora, que traz
enorme alívio à militância, porque promete uma campanha inteligente, focada
mais no debate e na informação, e menos em marketing.
Sempre é bom lembrar que o marketing
consegue fazer um candidato ganhar eleições. Mas a vitória política
propriamente dita pertence à militância e ao staff político e jornalístico da
campanha. Tem candidato que ganha eleição sem ganhar politicamente. Tem
candidato que ganha politicamente, mas perde a eleição. E tem quem ganhe nos
dois: na eleição e na política.
Fortes é um lorde do jornalismo. Tem
classe, talento e ideologia, qualidades que raramente se encontram reunidas
numa só pessoa. Além de ser um entusiasta da blogosfera e do papel das redes
sociais.
A direita não precisa se preocupar
com equipe de comunicação, visto que a grande mídia em peso trabalha para ela.
E nem vou falar que trabalha de graça, porque não é o caso. As perspectivas de
retorno são gigantescas.
Um jornalista vai trabalhar numa
campanha para ganhar um salário, além do prazer de participar do mais
importante embate político de uma democracia.
Uma empresa de mídia se engaja em
prol de um partido em troca de muito mais que isso.
Com dívidas tributárias remontando
aos bilhões, a Globo sabe muito bem o que pode ganhar ou perder com as eleições
de 2014. E os acontecimentos na Argentina a deixaram ainda mais nervosa.
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