segunda-feira, 18 de julho de 2011

Diretamente de Londres


CIA usou vacinação falsa para obter DNA de Bin Laden
            A CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) organizou uma campanha de vacinação falsa no Paquistão tendo como objetivo obter o DNA do chefe da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, segundo reportagem do jornal britânico “The Guardian” publicado recentemente.  
Como parte de suas extensivas e elaboradas estratégias que antecederam o ataque que matou Bin Laden, no dia primeiro de maio deste ano, agentes da CIA se infiltraram na região de Abbottabad, onde estava localizada a casa de Bin Laden.
No local, fizeram contato com o médico Shakil Afridi, que liderou o projeto de vacinação – iniciado numa das regiões mais pobres da cidade, para parecer mais autêntico – e foi recentemente preso pelo ISI, o serviço secreto paquistanês, diz o “Guardian”.
A ideia era se aproximar da comunidade local e possivelmente obter acesso à casa da família de Laden. Administrando vacinas de hepatite B a alguns dos filhos dele, agentes americanos esperavam obter amostras de DNA e compará-las com o material genético de uma de suas irmãs morta em Boston, em 2010.
Alguns detalhes da operação ainda são desconhecidos. Por exemplo, como as enfermeiras recrutadas para a campanha obteriam material genético das pessoas? Talvez retirando amostras de sangue, clandestinamente, após administrar a vacina, aponta o diário inglês.

Nenhum comentário: