terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Reportagem do jornalista Davi Salsa publicada em Livro Didático ! ! !

Davi Salva, jornalista de Arapiraca, tem reportagem publicada em livro didático no Estado do Paraná
Jovem jornalista de Arapiraca tem reportagem publicada em livro didático
tribunahoje

Matéria publicada pelo jornalista Davi Salsa, da Sucursal do Jornal Tribuna Independente, em Arapiraca, interior de Alagoas, e colaborador do site Expresso1.com, está sendo utilizada pela Editora Positivo, como fonte de pesquisas e estudos para alunos de todo o Brasil.

A reportagem relatando a história da catadora de material reciclável Babi Bezerra, que montou uma biblioteca particular com mais de 1.980 livros retirados do lixo, faz parte do livro didático Manacá Língua Portuguesa para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Com o título, “Catadora de Sonhos”, a matéria publicada no ano de 2013 ganhou repercussão em diversos sites pelo Brasil, incluindo o Conselho Regional de Biblioteconomia, em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, e o site Barquinho Cultural, na cidade de São Paulo.

Por conta disso, a Editora Positivo, com sede na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, que produz livros didáticos para todo o país, escolheu a reportagem do jornalista Davi Salsa para ser trabalhada em sala de aula com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, na disciplina Língua Portuguesa.

O livro tem como autoras as professoras e escritoras Cláudia Miranda e Vera Lúcia Rodrigues.


A reportagem está inserida no capítulo "A Hora da Leitura", que dissecou o texto em seis páginas, incluindo foto e ilustrações acerca do tema da matéria jornalística.

De acordo com a diretora de Arte e Iconografia da Editora Positivo, Carla Cristina Andrequetto, a reportagem com a catadora de lixo Babi Bezerra servirá de fonte de estudo e interpretação de texto com os alunos.

Em outro capítulo do livro, "Pensando Sobre o Texto", foram elaboradas oito questões para os jovens analisarem trechos da reportagem e respoderem as questões acerca da comparação entre o título e o subtítulo da matéria e a importância da reciclagem e reutilização do lixo para fins de interesse social.

A edição que conta a história da catadora de livros Babi Bezerra tem uma tiragem de 10 mil exemplares para versão impressa e também na versão digital.

"Tivemos a oportunidade de ver a matéria no site e no jornal. Com base na importância do tema, fizemos um planejamento e a troca de conhecimento entre os editores para escolher o material para ser utilizado como fonte de estudos dos alunos, e melhor aproveitamento possível do conteúdo para o aprendizado da Língua Portuguesa", explicou a diretora de Arte e Iconografia da Editora Positivo, Carla Andrequetto. 


Nenhum comentário: