segunda-feira, 14 de abril de 2014

Saúde Arapiraca é DESTAQUE nacional !!!

Ministério da Saúde exibe vídeo destacando projeto de Arapiraca


O Projeto Saúde Que Vem da Terra - Farmácia Viva - implantado há cinco anos, na Escola Municipal Benjamin Felisberto, na comunidade rural de Gruta d'Água, na zona rural de Arapiraca, ganhou mais uma vez destaque nacional, com a exibição de reportagem do programa “Saúde na Estrada” do Ministério da Saúde.

Idealizado na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa(PMDB), o projeto de educação ambiental e de saúde está recebendo apoio da gestão da prefeita Célia Rocha(PTB), com a conquista, no ano passado, do Certificado da Fundação Banco do Brasil.
Durante a reportagem de mais de 20 minutos, exibida para todo o Brasil, é mostrada a horta escolar onde alunos e professores cultivam 30 espécies de plantas medicinais com o apoio de técnicos e especialistas das secretarias municipais de Agricultura e de Saúde.

Na horta escolar, os alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental aprendem técnicas do plantio de ervas medicinais e a produção de 20 “remédios caseiros” em uma área que equivale a um terço do tamanho de um campo de futebol.

Ainda na reportagem, exibida pela equipe de repórteres e jornalistas do Ministério da Saúde e da Fiocruz, são entrevistados alunos, pais de alunos, a coordenadora do projeto, a professora Ednalva Pinheiro, a diretora da escola, Maria Rejane da Trindade e a secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto (foto abaixo).



A produção de remédios caseiros, como xaropes, pomadas, chás e sabonetes, são utilizados para tratamento de coceiras, dores de barriga, verminoses, frieiras (pés rachados), entre outros males que afetam as crianças e moradores da comunidade rural. Todos esses produtos são distribuídos na rede municipal, e também algumas plantas e hortaliças são usadas no cardápio da merenda escolar naquele estabelecimento de ensino.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca. 
Fotos gentilmente cedidas por Davi Salsa. 

Nenhum comentário: