quarta-feira, 23 de abril de 2014

Lançamento CD "Segue O Som" da Vanessa da Mata ! ! !


Vanessa Sigiane da Mata Fonseca nasceu no dia 10 de fevereiro de 1976 na cidade de Alto Garças distante 357 quilômetros de Cuiabá, capital mato-grossense. É filha de Sebastiana professora do ensino fundamental e seu Divinor um caminhoneiro que tornou-se pecuarista da região. Possui ascendência indígena através da avó materna, que era uma Xavantes. Ouviu de tudo na infância, de Gonzagão a Tom Jobim; de Milton Nascimento a Orlando Silva. Ouviu de tudo, de samba, música caipira e até brega italiano através das ondas Médias de uma emissora de rádio local. 

Alto Garças tem esse nome pelo fato do Rio Garças ter as suas nascentes dentro do território municipal. Alto Garças é pioneira e principal pólo sementeiro do Estado de Mato Grosso. Dentre os produtores sementeiros destacam-se as Sementes Adriana, Sementes Arco Íris, Sementes São Jerônimo, Sementes São Lourenço, Sementes Girassol, dentre tantas outras. Além de pólo sementeiro e de grande produtora de grãos, destaca-se também pela pecuária e pela rica área florestal.  A região é rica em belos rios e cachoeiras, oportunidade de turismo, além de possuir dentro do município as nascentes dos Rios Garças e Itiquira.

Cezalpino Mendes Teixeira Junior, o Junior Pitucha, foi eleito prefeito pelo PR - Partido Republicano, na Coligação “Fazendo Mais por Alto Garças”, na eleição de 2012. É filho de um dos maiores líderes políticos da história de Alto Garças, o saudoso Cezalpino Mendes Teixeira, e de Tereza Carvalho Teixeira. A população de Alto Garças, conforme CENSO de 2010, era de 10.321 habitantes.

Lindos cabelos encaracolados, vestidos sempre floridos e o sorriso largo viraram marcas registradas de Vanessa da Mata. Tamanha exuberância talvez seja a fórmula encontrada para disfarçar sua timidez, distribuída em seu 1,80m. O jeito acanhado de menina do interior não foi um impedimento para que a cantora se mudasse para São Paulo aos 17 anos. Virou modelo, ganhou espaço como compositora, se descobriu cantora, e, no ano passado, revelou também o lado escritora, com o romance A Filha das Flores.

Do primeiro álbum, “Essa Boneca Tem Manual”, para o mais recente, “Segue O Som”, se passou uma década. Tudo aconteceu despretensiosamente, ela garante. “Jamais imaginaria conhecer Maria Bethânia ou Chico César. Já sabia que queria cantar desde os 3 anos, era um ímpeto, uma vocação, uma necessidade de fazer com que a música fosse um ganha-pão. Mas não foi nada racional e planejado”, afirma.
Segue O Som” é uma prova, pois nasceu sem grandes pretensões, entre a excursão de um disco em homenagem a Tom Jobim, que a levou a seis capitais brasileiras, inclusive Brasília. O novo disco tem suingue. Apresenta a suavidade da MPB, riffs de guitarra e a melodia do reggae (presente na carreira da cantora desde a década de 1990, quando foi backing vocal da banda Black Uhuru). Para ela, a obra não se encaixa em gêneros predefinidos. “É um disco praiano, a cara do litoral, muito positivo”, define da Mata.

Há duas semanas, viveu um episódio de preconceito. Uma menina me chamou de mulata de maneira muito agressiva. Eu poderia, e ainda posso, agir judicialmente. Mas, ao vê-la me chamar de mulata, mesmo com um tom pejorativo, me senti elogiada. Ela caiu do cavalo, ficou desconcertada. Queria me atacar, mas essa palavra tem conotação positiva para mim. Não senti que ela estava me xingando até notar, pela tom de voz dela, que era uma tentativa de insulto. No entanto, mulata para mim é um elogio e tanto!”, desabafou Vanessa.

O CD “Segue O Som” será lançado na próxima sexta-feira, dia 25, na cidade do Rio de Janeiro no Circo Voador, às 22hs.

Músicas:

TODA HUMANIDADE NASCEU DE UMA MULHER

SEGUE O SOM

NÃO SEI DIZER ADEUS

NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM (DESILUSÃO)

HOMEM INVISÍVEL NO MUNDO INVISÍVEL

HOMEM PRETO

POR ONDE ANDO TENHO VOCÊ

MY GRANDMOTHER TOLD ME (TCHU BEE DOO BEE DOO)

DESEJOS E MEDOS

SUNSHINE ON MY SHOULDERS

REBOLA NÊGA

SE O PRESENTE NÃO TEM VOCÊ

UM SORRISO ENTRE NÓS DOIS

SEGUE O SOM (REMIX LEO BREANZA E MILLER)



Ninguém É Igual A Ninguém (Desilusão)

Por que houve o amor
Por alguém que nunca o priorizou
Por que houve profundidade
Se ele era raso e não sentia o coração
Por que esse amor se disse forte
Se quem o teve nunca o quis
Nunca se deu de verdade
E o evitou quanto mais sentiu
O mundo capital
O marketing da aparência superficial
A contramão do amor puro
O fast-fode, o jato do alívio
Por que esse amor se disse forte
Se quem o teve nunca o quis
Nunca se deu de verdade
E o evitou quanto mais sentiu
Trágica subida
Montanha Russa

Nenhum comentário: