domingo, 6 de janeiro de 2013

Escreve aí, oh Ênio do PTrem das Treze !!!

25 anos sem HENFIL e ainda "Tô Vendo a Esperança !!!"

0 Passageiros Comentaram

Hoje 4 de janeiro de 2013 completa-se 25 anos em que Henrique de Sousa Filho, o Henfil, nos deixou. Ele se foi em janeiro de 1988, "assassinado" pelo sistema de saúde pública daquela época por ser hemofílico assim como os seus dois irmãos Betinho e Chico Mário e por conta das transfusões de sangue de que necessitavam, acabaram os três por adquirirem o vírus HIV. Hoje eles não morreriam mais desta tragédia.
Tudo já se falou deste grande brasileiro, cartunista, humorista, escritor, diretor de cinema e autor teatral entre suas tantas atividades. Henfil nos deu eternos personagens como a Graúna, o Zeferino, o Bode Orelana (inspirado no músico e criador de bodes Elomar), Ubaldo "o paranóico" (que nunca conseguia expressar a palavra Democracia), Pai Jaú (que enterrava todos que de alguma forma servisse à ditadura militar), os Fradins ("Baixim" e "Cumprido", alter egos do próprio Henfil e do Carlito Maia) e tantos outros imortalizados pela sua obra, sem contar a sua "pendenga" com o Caetano Veloso que ele chamava de mentor da "Patrulha Odara" em contrapartida ao que Caetano cunhava seus desafetos como sendo a  "Patrulha Ideológica"
Enfim as histórias estão todas por aí.   
Eu conheci o Henfil numa noite no Bar Pirandello da Rua Augusta, apresentado que fui pelo meu amigo Carlito Maia. Me lembro perfeitamente que depois da apresentação, o Henfil depositou suas duas mãos sobre os meus ombros, me "mediu" de cima pra baixo e debaixo pra cima com um olhar de raio-x e  convidou para que eu me sentasse a mesa junto ao grupo de amigos, eram muitos naquela mesa, além do Carlito, me lembro do então deputado estadual pelo PT, João Batista Breda. Nessa noite, ele não parava de falar um minuto, variando os assuntos de Shakespeare a McDonald's, de Orfeu da Conceição ao médio volante Batista do Internacional. Era uma "metralhadora" falante com aquele seu sotaque "mineirim" inconfundível que não deixava que ninguém dos presentes falasse a não ser para algum comentário e eu ali só ouvindo, sem falar nada (não tive a menor chance !!!). Mais tarde ao se despedir ele se dirigiu a mim e disse:
-"Legal !!!, gostei do teu papo !!!" e eu respondi:
-"Como gostou? Eu não falei uma só palavra !!!" e ele:
-"Não, foi bom, voce não disse nada mas valeu pela tua compreensão !!!"
Esse foi o único e inesquecível momento em que eu pude conviver pelo menos por algumas horas com essa significativa e apaixonante figura humana, foi uma grande noite para mim. Conheci o Henfil !!!
Se já não bastasse aquele seu enorme talento para o humor, o Henfil também foi sem dúvida um dos principais responsáveis pela queda da ditadura militar. Quem não se lembra das suas cartas para a mãe, Dona Maria, publicadas semanalmente pela revista Isto É ?. Toda semana, eu e mais  todo  o povo brasileiro e principalmente incluídos aí os generais, aguardávamos ansiosamente qual o recado que viria naquelas cartas, Ele era de uma coragem e lucidez que invejava e admirava a todos nós. Foi o Henfil também quem cunhou e celebrizou a frase "Diretas Já" a partir da sua amizade junto ao então senador Teotônio Vilela. Ele também ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, embora sempre dissesse ao Lula que não se filiaria ao PT por ser esse "social democrata demais para o seu gosto" já que se considerava um revolucionário de carteirinha, mas até a sua morte o Henfil foi um dos nossos mais importantes e fiéis companheiros.

Eu fico imaginando se hoje o Henfil ainda estivesse entre nós o quanto orgulhoso não deveria estar do sucesso destes nossos governos, do Presidente do Povo Lula e da nossa Presidenta Dilma. Tenho a absoluta certeza de que ele iria comemorar, se "melar" e se "besuntar" de alegria por toda esta quase que unanimidade de aprovação aos Governos Petistas e pelo  amor compartilhado entre o povo brasileiro e os seus chefes de nação.
Ele já pressentia isso tudo quando dizia lá atrás:

-"Tô Vendo a Esperança !!! É o PT !!!

VIVA O HENFIL !!!
VIVA LULA !!!
VIVA DILMA !!!
VIVA O POVO BRASILEIRO !!!

Abaixo seguem um vídeo da "PTrem das Treze Productions" e um outro curta metragem dividido em 3 partes sob o título, Cartas da Mãe, vale a pena assistir. 

SAUDADES E A TUA BENÇÃO, COMPANHEIRO HENFIL !!!

Cartas da Mãe

Vol. 1

Vol. 2

Vol. 3

Fonte: O PTrem das Treze

Um comentário:

Anônimo disse...

Há algo inacabável em nosso ser. Este Henfil era anormal. Cara, como pode existir uma personagem com tal desfaçatez e de total sabedoria nos idos de 1980 que havia uma luz no fim do túnel ? (a estrela).
Lula, Olívio, Jair, Adelmo, Brito, Paulão, Gilson, Patrus, Delúbio, Zés (Dirceu/Genoíno), Pallocci, Vicentinho, Vladimir, Benê, Olívio @ tantos que me esqueço de tão foi guardiã nossa tenra liberdade tão/não distante. Este blog é d+. Tô feliz por ter olhos para lê-lo.
Anônimo Eficiente e não Claudicante.