domingo, 14 de maio de 2017

Ciro Gomes, em Londres, FALOU ! ! !

Saiba parte da entrevista na BBC Brasil, em Londres, esta semana !

Resultado de imagem para ciro gomes

“Paulista de nascimento e cearense de criação, já fui prefeito de Fortaleza, capital cearense, deputado estadual, deputado federal e governador pelo Ceará, e ministro dos governos Itamar Franco e Lula. Hoje posso encher a boca e dizer que tenho 37 anos de vida pública e a pessoa mais preparada para ser presidente do Brasil” -  

SOBRE O JUIZ SERGIO MORO
Moro sucumbiu completamente. Se ele condenar o Lula, todos os simpatizantes do Lula e nós outros que observamos o direito do ponto de vista profissional, acharemos injusto. A questão básica é a seguinte: como é que as capas das revistas nacionais põem num ringue um réu contra o juiz, isso já matou o juiz. O juiz não pode lutar, ele observa a luta, sentado numa cadeira, fora. O antagônico não pode ser o juiz. A direita brasileira é basicamente imbecil. Faz isso, acabou. Bastava que ele fosse um juiz. Parar de usar gravatinha borboleta, de circular por aí afora onde há holofotes, confraternizando com potenciais réus aos risos, isso não é juiz.

SOBRE DELAÇÃO PREMIADA
A delação premiada não vale nada até determinação concreta de outra prova. Está explícito na lei que ninguém pode ser condenado tendo como única razão a delação premiada. Só no nosso país, nesse momento fasci-histórico em que estamos vivendo, é que um delator parece ter palavra da lei, palavra definitiva. Isso arrebenta com princípios universais como a presunção de inocência e a garantia da ampla defesa e do contraditório.

SOBRE A PEC DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Eu vou lhe dizer, a reforma da Previdência como está não passa. Assim como está, não passa. Não passa. Passou na Comissão porque ela é escolhida a dedo. Mas no Congresso não passa, como está. Eles vão descaracterizar, vão tentar livrar a cara, mas não passa. Nós já ganhamos essa parada com a greve geral.

SOBRE JAIR BOLSONARO
Sou um democrata visceral, de raiz. E fato ou não, há no Brasil um conjunto de pessoas - rapazes normalmente com um grave problema afetivo em casa, com crise de autoridade com o pai ausente - que precisa se expressar, categorias que inferiorizem os outros para que eles não se sintam tão nada. Eu entendo isso com meu coração. O Jair representa isso. Ele fala com franqueza, com um certo caráter tosco, essas coisas. Ele cumpre um papel, na minha opinião, importante, porque ela é clara, ele tira o véu. E, basicamente, ele dá uma parada técnica, um pit stop, para esse eleitorado conservador que votava por antipetismo visceral no PSDB e que percebeu que o PSDB é uma grande fraude.

SOBRE JOÃO DÓRIA PREFEITO DE SÃO PAULO PELO PSDB
É um farsante, perigoso. Certa elite brasileira, desencantada com a podridão do PSDB oficial, está embalando um novo Collor. É um farsante, perigoso para o país. Ele é um cara que encheu a burra de ganhar dinheiro com lobby. Como o cara é milionário e não tem uma roça, não tem um comércio, nunca produziu um parafuso? É uma fortuna, rodando de jatinho por aí afora. De onde veio esse dinheiro? Eu sei, lobby. Lobby puro e mal. Lobby de dinheiro público. Dinheiro dos cofres públicos de cofres públicos do PSDB, dos governos controlados pelo PSDB de São Paulo, Minas Gerais e muitos outros. Esses piqueniques todos são negócios de aproximação de empresário e de político, que é a arte dele. Ele foi presidente da Embratur quando eu era prefeito de Fortaleza. Agora vem se apresentar de não-político? É um farsante. evidentemente, não aceito entrar nessa onda mentirosa, mistificadora de que um político não faz política ou quem faz política é um não-político. Isso é tudo uma leitura de marketing barato para tentar ser idiota e presumir que o povo é idiota. Na verdade, eu represento um projeto alternativo para o Brasil há muitos anos. Esse projeto tem se aperfeiçoado, tem se aprofundado, tem um pouco mais de lucidez, com os pontos nevrálgicos da questão socioeconômica brasileira e isso faz a diferença da minha personalidade no processo de debate no Brasil.

SOBRE MICHEL TEMER, O CHEFE DE GOVERNO DE PATETAS
Estou na dúvida se é quadrilha, pateta ou outra coisa pior. Quadrilha é muito grave, pateta é tão grave quanto. Por que pateta? O Brasil toma uma traulitada num produto de exportação relevantíssimo, que emprega 700 mil pessoas no setor de proteínas animais e o cidadão convoca às pressas os embaixadores dos principais (países) importadores para comer numa churrascaria onde só vende carne importada. O camarada chama a imprensa nacional e internacional para fazer uma fala em homenagem ao dia internacional das mulheres e ele diz que as mulheres são quem melhor sabem escolher preço em supermercado. Isso é uma patetada. Agora ele convocou as Forças Armadas norte-americanas, violando uma tradição de 300 anos, salvo na II Guerra Mundial, para fazer manobras conjuntas com as forças brasileiras, na Amazônia e na fronteira com Venezuela. Isso é muito grave. A quem interessa isso? Aí veja, eu tenho que ser destemperado... Alguém tem que matar o carteiro porque ninguém está falando nada.

SOBRE O MINISTÉRIO PÚBLICO CEARENSE TER-LHE ACUSADO SOBRE TERCEIRIZAÇÃO
Nunca respondi a um inquérito, nenhunzinho, sequer para ser absolvido. Assumi a secretaria de Saúde do Ceará porque meu irmão (ex-governador Cid Gomes) havia construído 20 UPAs que estavam sem funcionar, dois hospitais que estavam sem funcionar, 150 ambulâncias da SAMU prontas, sem funcionar, e ele pediu para eu colocar aquilo em ordem porque o Ministério Público não deixava e os médicos estavam com medo. Eu fui lá e fiz. Tudo isso passou a funcionar do dia para a noite. Aí um babaca lá, desses que infernizam a vida brasileira, resolveu fazer isso (apresentar a denúncia). E aí? Qual é a malversação? Criei uma cooperativa de socorristas e coloquei a SAMU para funcionar em todos os municípios do Ceará. Salvei milhares de vidas e estou orgulhoso disso. Denúncia arquivada. 

“Eu não tenho um inquérito. Tinha direito a três pensões vitalícias que me dariam R$ 86 mil. Sou o único político brasileiro que não aceita receber nenhuma. Isso nunca foi comunicado ao povo brasileiro.”

Ciro Ferreira Gomes é advogado e professor universitário. Nasceu na região do Vale do Paraíba, estado de São Paulo, em Pindamonhangaba, no dia seis de novembro de 1957. Filho de um advogado de Sobral, estado do Ceará, viveu até os cinco anos no interior paulista, mudando-se para o estado de origem de sua família. Seu pai, José Euclides Ferreira, foi prefeito de Sobral por três mandatos; seu tio, Vicente Antenor Ferreira Gomes, foi prefeito, também, de Sobral, e deputado estadual. Dos quatro irmãos, Cid Gomes, foi governador do Ceará, por dois mandatos, e Ivo Gomes é atualmente prefeito de Sobral. Foi casado com Patrícia Saboya Gomes entre 1983 e 1999, com quem teve 3 filhos: Ciro Saboya Ferreira Gomes, Yuri Saboya Ferreira Gomes e Lívia Saboya Ferreira Gomes. Também foi casado com a atriz Patrícia Pillar, entre 1999 e dezembro de 2011. Desde 2013, é companheiro de Zara Castro, com a qual teve um filho, Gael, no ano de 2015.

Nenhum comentário: