terça-feira, 23 de maio de 2017

a 'grobo' CONTINUA perseguindo o povo ! ! !

Ninguém odeia mais o Lula que a Globo!
Manchetômetro mostra como o PiG fabricou o Juiz Moro

Vitor T.jpg
Crédito: Vitor Teixeira

O Blog Conversa Afiada editado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim reproduz análise do Manchetômetro sobre como o PiG persegue Lula ao se aliar ao Imparcial de Curitiba:

(...)
De que maneira os meios de comunicação têm retratado o ex-presidente e o juiz federal?
Com o intuito de responder a esta questão, nos debruçamos sobre duas perspectivas de interpretação que podem ser apreendidas a partir da base de dados do Manchetômetro: em primeiro lugar, abordamos a dimensão quantitativa das referências aos dois personagens e suas respectivas valências, ou seja, em que medida e de que maneira são citados nas manchetes, chamadas, colunas de opinião e editoriais dos jornais impressos O Globo, Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo. Em seguida, examinamos as fotografias e charges presentes nas capas desses veículos a fim de produzir uma análise das representações imagéticas. O recorte temporal contemplado ficou entre o dia 1º de janeiro e 14 de maio de 2017, primeiro domingo após o depoimento de Lula.
Lula e Moro nos Jornais Impressos

Mais do que mera fonte de informação exterior e distanciada daqueles que enuncia, a mídia exerce influência sobre a percepção que as pessoas formulam em relação ao mundo que as cerca. As disputas políticas inscritas nesse processo são facilmente assimiladas por diferentes atores: no último dia 10 de maio, por exemplo, em depoimento ao juiz Sérgio Moro, Lula mencionou percentuais disponibilizados no Manchetômetro acerca das valências de sua cobertura nos grandes meios de comunicação. Como as bases de dados do nosso site mostram, o ex-presidente é alvo de massiva abordagem negativa. Em resposta, Moro afirmou que também é vítima da mídia. A fala final do juiz, ao colocar-se ele mesmo em campo de disputa discursiva com Lula, foi: “Infelizmente, eu já sou atacado por bastante gente, inclusive por blogs que supostamente patrocinam o senhor. Então, padeço dos mesmos males em certa medida”. Não é necessário ser um especialista em estudos de comunicação para constatar que essa comparação é descabida: apesar da crescente influência de blogueiras/os nas redes, suas projeções passam ao largo do poder exercido pelos conglomerados de comunicação do país.
SE TENS INTERESSE EM CONTINUAR LENDOacesse https://www.conversaafiada.com.br/pig/ninguem-odeia-mais-o-lula-que-a-globo

Nenhum comentário: