quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Paulo Henrique Amorim e a entrevista do Piketty ! ! !

Piketty, Haras Resende e o HSBC na Suíça

Haras só quer pagar imposto sobre o consumo de gasolina de aviação para cavalos  …

Como se sabe, o ansioso blogueiro procura acompanhar a deslavada roubalheira que se produziu na seção suíça do banco HSBC que, aqui, no Brasil, nos tempos risonhos do Príncipe da Privataria, incorporou o Bamerindus na bacia das almas.

(Clique aqui para ver o que faltou no necrológio do José Eduardo Vieira, que era dono do Bamerindus e contribuiu para o caixa Dois do FHC.)

A última novidade é a senadora Elizabeth Warren, do Partido Democrata – mais corajosa que toda a bancada do PT no Senado -, quer a Justiça americana em cima dos americanos que lavavam dinheiro no HSBC

No New York Times dessa terça-feira (10/02) sabe-se que a Justiça americana vai processar os bancos Barclays, JPMorgan Chase, the Royal Bank of Scotland, Citigroup, Deutsche Bank, Goldman Sachs (do Paulo Leme), Credit Suisse, BNP Paribas and Société Générale por manipulação com moedas.

A fina flor do 1% em plena atividade – ilegal.

Essas informações sobre como os muito ricos trabalham levaram o ansioso blogueiro a meditar sobre o programa “Roda Morta”, da TV Cultura, exibido nessa segunda-feira.

O entrevistado foi o economista francês Thomas Piketty, que o Levy ainda não leu

O ansioso blogueiro assistiu apenas ao último segmento.

Perdeu, portanto, inestimáveis observações do editor de Economia da Fel-lha, que, como se sabe, contribui, diariamente, para atualizar as obras de Adam Smith e David Ricardo.

Mas, assistiu a um interessante debate entre Piketty e Andre Haras Resende.

Haras Resende – é assim que Ricardo Melo o designou, já que transporta seus cavalos de avião, para correr na Grã-Bretanha -  é um dos País do Plano Real e, nessa condição, mereceu do Luis Nassif analise impecável  – clique para ler entrevista do ansioso blogueiro com Nassif sobre Haras Resende e outras “Cabeças de Planilha”.

O diálogo entre Piketty e Haras Resende foi mais ou menos assim:

- Piketty – É preciso taxar as rendas mais altas para combater a desigualdade crescente, porque isso se tornou uma ameaça à Democracia. Os ricos ficam mais ricos, os pobres mais pobres e isso mina o conceito de “meritocracia”, central na ideologia do Capitalismo. 

- Haras Resende – Os inovadores, os inventores, os criadores não devem pagar muito imposto, para ter a liberdade de criar,  inventar. O que a sociedade deixa de arrecadar com eles é muito pouco diante das maravilhas que produzem.

(Tradução: ele, Haras Resende, criador de engenharias financeiras espetaculares,  não deveria pagar imposto, porque ele fez o Plano Real, que ajudou muita gente !)

Piketty – Não existe relação entre pagar menos imposto e criar menos.

Haras Resende – Em lugar de taxar a renda, seria mais lógico taxar o consumo, especialmente o consumo conspícuo. ( “Consumo conspícuo”, certamente não inclui transportar cavalos de avião para a Inglaterra. PHA) Porque, o que chateia não é a desigualdade de renda, mas a desigualdade de padrão de vida.

(Esses neolibelês dizem qualquer coisa – PHA )

Piketty – De que adianta taxar o consumo do Bill Gates ou do Warren Buffett, que, aliás, se espantou quando viu que pagava menos imposto de renda que sua secretaria. Se o Bill Gates e o Buffet tiverem uma renda de um bilhão de dólares ou dez bilhões de dólares continuarão a consumir, no máximo, dois cheeseburguers no almoço… Taxar só o consumo será um incentivo a que os ricos interfiram no processo eleitoral e financiem candidatos como a Bláblárina …

(É óbvio que o Piketty pensou mas não falou na Bláblárina, a quem o Haras Resende dedicou algumas das suas mais profundas reflexões na última eleição.)

Em tempo: quando foi debater com o Haras Resende e o Paulo Guedes, na USP, Piketty manifestou a surpresa: disseram a ele que ia debater com economistas e, na verdade, ele percebeu que os dois  eram empresários. Há muito tempo não exercem o trabalho de Economistas. Como se sabe, os dois citados são empresários bem sucedidos, notáveis inovadores, no setor de engenharia financeira, às vezes com “other people’s money”…

Em tempo2: foi comovente a descrição que Haras Resende fez dos Estados Unidos. É o Eldorado, o Nirvana. A Atlântida de Platão. O Paraíso. O Olimpo ! A máxima eficiência ! Nem os irmãos Koch ficariam iriam tão longe …

Em tempo3: Conversa Afiada aguarda a Urubóloga se manifestar sobre a obra de Piketty. Até que ela se pronuncie, com a autoridade de maior pensadora neolibelês do Brasil, a Academia, de Oxford a Oxford, se reserva o direito de calar à espera de seu superior veredito. Esse Bessinha … 

Paulo Henrique Amorim


Nenhum comentário: